Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 157-176 of 207
-
Produção escrita de episódios no ensino fundamental por meio do ciclo de ensino e aprendizagem da pedagogia com base em gêneros de texto na LSF
(2022-04-19)Esta tese tem por objetivo geral analisar a utilização de recursos da língua portuguesa em textos produzidos por alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental para instanciação do gênero episódio em dinamização do Ciclo de ... -
Produção oral e crenças: a competência linguístico-comunicativa de egressos de um curso de letras espanhol EaD
(2019-12-09)Desde a instituição da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006, inúmeros cursos de graduação a distância vem sendo oferecidos por universidades públicas do país, como é o caso dos cursos de Letras Espanhol. Considerando ... -
O professor de língua portuguesa em formação inicial e suas (re)configurações sobre o trabalho docente
(2015-11-23)O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o professor de Língua Portuguesa, em formação inicial, em meio a um contexto de prescrições, de representações diversas e de trabalho real, (re)configura o trabalho ... -
O protagonismo feminino nas lutas por liberdade e igualdade social: La Tribuna, de Emilia Pardo Bazán e Mariana Pineda, de Federico García Lorca
(2021-11-19)A presente tese tem como objetivo comparar o romance La Tribuna, de Emilia Pardo Bazán com a peça de teatro Mariana Pineda, de Federico García Lorca, analisando os imbricamentos políticos e históricos presentes nas referidas ... -
Quadrinhos iluminados: William Blake nas obras de Alan Moore
(2020-11-05)Esta tese investiga as histórias em quadrinhos do autor Alan Moore (1953) em relação à obra iluminada, poética e pictórica de William Blake (1757-1827). A pesquisa foi desenvolvida à luz dos Estudos de Quadrinhos, usados ... -
O que a linguística sistêmico-funcional revela sobre os gêneros de texto em notas técnicas da área de agropecuária para uma proposta de ensino
(2023-03-31)Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar, na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1989, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), as instanciações dos gêneros de texto usados para ... -
Que justiça é essa? Aspectos teórico-metodológicos da investigação de representações discursivas da justiça em acórdãos de habeas corpus e cartas do leitor
(2008-08-25)A vida em sociedade torna-se possível porque os seres sociais compartilham representações do mundo e da realidade em que vivem, por meio das interações dos atores em práticas sociais diversas. Algumas das representações ... -
Quem conta o conto controla o ponto: narrador e pontos de vista em Levantado do chão, Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
(2024-03-19)Esta tese dedica-se a estudar quatro modos narrativos elementares empregues pelos narradores e que estão ativamente vinculados à noção de pontos de vista em Levantado do chão (1980), Memorial do convento (1982) e O ano ... -
Questionando a crença de que “não se aprende língua estrangeira na escola pública”
(2018-12-13)Esta pesquisa objetivou contestar a crença de que não se aprende língua estrangeira (LE) na escola pública, identificada por vários trabalhos realizados dentro da Linguística Aplicada no Brasil ... -
(Re)construção de concepções, práticas pedagógicas e identidades por professoras de inglês pré e em serviço
(2008-12-15)Pesquisas na área de formação pré e em serviço têm priorizado o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca do processo de aprendizagem de professores de inglês e de que maneira esse conhecimento afeta suas práticas ... -
(Re)figurações de Iara: investigando o medo e o fascínio pelas sereias da antiguidade ao fantasismo
(2024-02-16)Há pelo menos dois séculos a personagem Iara ou Mãe D’água, também chamada pelo vulgo de “sereia brasileira”, vem desfilando sua beleza e seus horrores nos textos de autores da nossa literatura como um dos mais significantes ... -
Reescrituras do político: língua italiana x língua dos imigrantes
(2015-02-27)Esta tese versa sobre o político na língua e na relação entre as línguas, considerando o espaço de enunciação da Associação Italiana de Santa Maria (AISM), criada para preservar , resguardar o patrimônio cultural dos ... -
Um reino de muitos reinos: a busca de uma causa ausente em Gonçalo Tavares
(2017-12-20)Nossa reflexão surge da necessidade imperativa de compreender o atual momento histórico que vivemos. Os primeiros anos da segunda década do século XXI têm mostrado o reaparecimento de movimentos que até então supostamente ... -
Relações lógico-semânticas na organização sequencial da argumentação em textos: um estudo sistêmico-funcional
(2018-02-21)Em seu dia a dia, as pessoas posicionam-se com frequência acerca de fatos em repercussão no momento. Há, inclusive, diversos gêneros do discurso em que se manifestam esses posicionamentos, como é o caso do artigo de opinião, ... -
Relatos autobiográficos à luz da pedagogia de gêneros: uma trajetória com intervenção em classe de alunos de PROEJA
(2017-12-11)O termo “Escola de Sydney” surgiu em 1994, com referência ao trabalho com linguagem e educação feito há pelo menos uma década no Departamento de Linguística da Universidade de Sydney. O projeto se espalhou para escolas e ... -
Rememoração/comemoração: prática discursiva de constituição de um imaginário urbano
(2008-06-02)O tema desta investigação é rememoração/comemoração e imaginário urbano . Buscamos sustentação nos domínios teóricos da História e da Antropologia e deslocamos a noção de comemoração para o funcionamento na análise ... -
Representação da História e Registro de Identidade em Quarup, de Antonio Callado, e A Geração da Utopia, de Pepetela: nos impasses da modernidade
(2007-11-30)Quarup, de Antonio Callado (1967), e A Geração da Utopia, de Pepetela (1992), têm um caráter fortemente político, remetendo, o primeiro, diretamente à história do Brasil da década de 60, e, o segundo, à história de Angola ... -
Representações da língua inglesa e da multimodalidade no ensino médio integrado: implicações para uma pedagogia de multiletramentos
(2018-08-31)O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a representação da língua inglesa e da multimodalidade no Ensino Médio integrado a fim de averiguar quais práticas discursivas e modos de significação (recursos ... -
Representações de atores sociais em fontes autorais e não autorais em relatórios de estágio de um curso Técnico em Agropecuária Integrado: um estudo sistêmico-funcional
(2018-08-30)Esta pesquisa versa sobre as representações de atores sociais em fontes autorais e não autorais em relatórios de estágio supervisionado do curso Técnico em Agropecuária Integrado. O objetivo geral é analisar as representações ... -
As representações sobre professor em material distribuído pelas instâncias governamentais: uma possível leitura
(2012-12-10)Nesta pesquisa são investigadas as representações sobre o professor e sobre o seu trabalho construídas em texto produzido e distribuído aos professores pelo Governo Federal. Para tanto, foram levantadas as características ...