Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 44-63 of 207
-
Da Carta à rainha louca ao Mar de rosas: o presentemente feminino e os desafios da história
(2023-12-18)A relação da mulher com o tempo de sua existência na ficção, com fundo histórico setecentista é o impulso reflexivo deste estudo, que tem como principal base a voz/escrita denunciadora de Isabel, personagem do romance ... -
Da cidade imaginada ao imaginário da cidade: literatura, história e cultura em Pelotas
(2017-03-27)O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma investigação acerca das representações da cidade de Pelotas no discurso literário produzido por escritores pelotenses ou radicados nessa cidade, tendo em vista a notória ... -
Da revista à televisão: a linguagem folhetinesca sob uma perspectiva transmidiática em A muralha
(2016-12-14)O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise da narrativa A muralha desde sua primeira publicação, em formato de folhetim na revista O Cruzeiro, ocorrida entre julho de 1953 e fevereiro de 1954; sua edição em ... -
De anônimos a heróis: discursos sobre o câncer de 1973 a 2013 no gênero reportagem de popularização da ciência na revista VEJA
(2015-12-16)Esta tese de doutorado é vinculada ao projeto CNPq Nº 301793/2010-7, Análise crítica de gêneros discursivos em práticas sociais de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2010), e desenvolvida com base no aparato ... -
De Blau a Riobaldo: a estratégia de narração como legado
(2018-03-05)A presente pesquisa consiste em uma a análise comparativa entre as estruturas de narração das obras Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Nosso trabalho parte do princípio ... -
De Salem a Eastwick: a figura da bruxa na representação da presença feminina
(2021-01-05)Esta pesquisa se originou de algumas angústias. Longe de resolvê-las, o trabalho talvez as tenha aumentado, ao menos agora consigo traçar e delinear o caminho delas. Há um ditado que diz que a ignorância é uma benção, pois ... -
Os desafios da EJA/Santa Maria: uma análise de documentos, livro didático e práticas de letramentos de professores de inglês da rede municipal
(2022-12-15)A Educação de Jovens e Adultos, por apresentar em sua origem a ideia de que é possível aprender por toda a vida e de que a prática dos letramentos é um passo indispensável na construção da autonomia de mulheres e homens, ... -
O desenvolvimento argumentativo na escrita e na oralidade: um estudo a partir da redação do ENEM e do júri simulado
(2022-09-15)A argumentação faz parte da atividade humana e realiza-se por meio da oralidade e da escrita. Diante disso, é fundamental que tal prática seja ensinada no ambiente escolar. Dessa maneira, vinculada ao Programa de ... -
O desenvolvimento profissional corresponsável na (re)estruturação da identidade docente em letras
(2019-08-30)Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC) é o nome dado pela Teoria Holística da Atividade à sua proposta de formação inicial e continuada para profissionais de Letras. Trata-se de uma triangulação horizontalizada ... -
Designação e dessignificação: a filiação de sentidos na fraseologia contemporânea
(2011-08-16)Neste estudo, situado no âmbito da Análise de Discurso de filiação francesa desenvolvida no Brasil a partir dos trabalhos de Eni Orlandi, temos por objetivo discutir a questão da filiação de sentidos. Para tanto, tomamos ... -
Devir-revolucionário nos escritos de Caio Fernando Abreu e de Reinaldo Arenas: traçados de um encontro (por vir)
(2015-02-06)Leitura dialógica estabelecida entre escritos de Caio Fernando Abreu e de Reinaldo Arenas que, pautada na dimensão vitalista potencializada em seus textos, visa articular a circulação do desassossego com o caráter resistente ... -
Dicionário compartilhado: espaço de criação, resistência e subjetividade
(2015-02-23)O objetivo geral deste estudo é compreender o processo de subjetivação de sujeitos pela produção do discurso e pela construção de sentidos para o sujeito-adolescente, através da proposta de criação de verbetes dicionarísticos, ... -
A didatização do discurso da ciência na mídia eletrônica
(2011-07-05)Esta tese está vinculada ao programa de pesquisa desenvolvido no LABLER Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação da UFSM, e ao grupo de pesquisa Linguagem como prática social ao integrar o desenvolvimento ... -
O discurso sobre a morte em arquivos institucionais do final do século XIX
(2015-12-14)Este trabalho procura compreender o discurso sobre a morte encontrado nos arquivos institucionais visitados para reunir fontes de pesquisa. A questão teórica gira em torno do discurso sobre . São consideradas como base ... -
Discurso, sujeito e corpo: a grafia da dor como ins(es)crituração de si
(2020-06-05)A presente tese aborda a ordem do corpo enquanto materialidade discursiva que possibilita a inscrição/escrituração/escrita do sujeito. Pela via do corpo, mais especificamente nas situações em que o sujeito produz ... -
Discursos que ressonam sentidos: por uma história das ideias discursivas a partir do autor Michel Pêcheux
(2021-02-25)Neste estudo, baseando-me nas contribuições teóricas da História das Ideias Linguísticas para pensar sobre a História das Ideias Discursivas (ORLANDI, 2018), apresentei um gesto de leitura bem particular para refletir sobre ... -
Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador
(2010-03-12)Pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador têm discutido a necessidade do estabelecimento da agenda de pesquisa nessa área. Devido a isso, algumas pesquisas têm centralizado na análise ... -
Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos
(2015-02-26)Os conceitos de multimodalidade e gênero discursivo e uma perspectiva crítica sobre a linguagem tem sido recorrentes em debates contemporâneos, tanto no contexto local (BRASIL, 2006; MOTTA-ROTH, 2008b; NASCIMENTO, 2012; ... -
Documentos oficiais do RS para o ensino de língua portuguesa na voz de professores elaboradores e receptores
(2015-12-15)O presente estudo teve por objetivo analisar como se deu a produção e recepção de dois documentos oficiais de ensino de Língua Portuguesa produzidos no estado do Rio Grande do Sul, intitulados Educação para crescer: Projeto ... -
Duas professoras de espanhol língua estrangeira (ele) e suas (des)crenças sobre o livro didático
(2016-02-26)Ao planejar as aulas e elaborar o material didático, o professor de Língua Estrangeira deve ter em perspectiva determinados fatores, como análise das necessidades dos alunos, interação, uso de materiais autênticos, autonomia ...