Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por unidade "Centro de Artes e Letras"
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Quem conta o conto controla o ponto: narrador e pontos de vista em Levantado do chão, Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
(2024-03-19)Esta tese dedica-se a estudar quatro modos narrativos elementares empregues pelos narradores e que estão ativamente vinculados à noção de pontos de vista em Levantado do chão (1980), Memorial do convento (1982) e O ano ... -
Tradução e estudo de The Prelude, de William Wordsworth
(2022-03-28)O poema The Prelude (O Prelúdio) (1850), do poeta romântico inglês William Wordsworth (1770 – 1850), apresenta uma multiplicidade de dimensões que o tornam um interessante desafio para o tradutor. Como autobiografia, e ... -
Portunhol selvagem: uma (in)cômoda resistência poética
(2019-10-18)A partir do objeto teórico cerne desta reflexão científica, o qual compreende o discurso em e sobre portunhol selvagem, é desenvolvida a temática de uma língua amalgamada como possível manifestação poética de resistência. ... -
"Frases sem pensamentos permanecem no chão": um experimento com Shakespeare na escola pública
(2020-10-06)Esta tese de doutoramento é uma pesquisa-ação que propõe uma sequência didática experimental com base em A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, peça mais conhecida de William Shakespeare. A partir do seguinte problema ... -
O protagonismo feminino nas lutas por liberdade e igualdade social: La Tribuna, de Emilia Pardo Bazán e Mariana Pineda, de Federico García Lorca
(2021-11-19)A presente tese tem como objetivo comparar o romance La Tribuna, de Emilia Pardo Bazán com a peça de teatro Mariana Pineda, de Federico García Lorca, analisando os imbricamentos políticos e históricos presentes nas referidas ... -
Movimentos de identidades marginais em Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon
(2019-02-22)Esta pesquisa tem como proposta central investigar de que modos acontece a representação de sujeitos historicamente marginalizados nas obras Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis ... -
Informatividade na sala de aula: o emprego de informações na construção de argumentos
(2020-08-17)Defender um posicionamento é um processo complexo pela sua natureza em si, pois necessita de informações para constituir argumentos, ademais não depende daquele que está aprendendo, precisa, também de quem ensina e de ... -
Representações da língua inglesa e da multimodalidade no ensino médio integrado: implicações para uma pedagogia de multiletramentos
(2018-08-31)O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a representação da língua inglesa e da multimodalidade no Ensino Médio integrado a fim de averiguar quais práticas discursivas e modos de significação (recursos ... -
A avaliação no ensino de espanhol: crença-ação de duas professoras da escola pública
(2018-02-26)A avaliação da aprendizagem escolar é crucial para o curso do ensino e da aprendizagem. Com os novos contornos da educação linguística não há mais espaço para uma avaliação da aprendizagem voltada exclusivamente para a ... -
As faces da violência no jornalismo literário brasileiro da contemporaneidade
(2021-12-10)Esta pesquisa consiste no estudo da representação da violência no jornalismo literário brasileiro da contemporaneidade. Para tanto, se apresenta um mapeamento dos romances-reportagens premiados, em sua categoria, no Prêmio ... -
A modalidade pela perspectiva sistêmico-funcional na construção da argumentação em um inteiro teor de acórdão
(2018-12-05)“A vida não pode ser avaliada com base no passado, mas pelas obras, pela continuidade” (MINISTRA CÁRMEN LÚCIA). Essa afirmação demonstra o quanto o tema liberdade de expressão é importante. A necessidade de se garantir a ... -
O romance dialético em José Saramago
(2016-12-07)Os estudos acerca da obra de José Saramago, sobretudo no gênero romance, apresentam, geralmente, um enfoque no conteúdo político-ideológico representado nas narrativas. Temas como a questão da democracia, a hipocrisia dos ... -
Graciliano Ramos e Santa Rosa: palavra e imagem em perspectiva
(2021-12-13)Apresentamos um trabalho que coloca em perspectiva os romances São Bernardo (1934) e Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos (1892-1956), e as capas feitas por Tomás Santa Rosa (1909-1953) para estes livros. Entre as ... -
Da revista à televisão: a linguagem folhetinesca sob uma perspectiva transmidiática em A muralha
(2016-12-14)O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise da narrativa A muralha desde sua primeira publicação, em formato de folhetim na revista O Cruzeiro, ocorrida entre julho de 1953 e fevereiro de 1954; sua edição em ... -
Instrumentalização da língua espanhola do Uruguai: um estudo discursivo do diccionario del español del Uruguay
(2019-12-09)Neste trabalho, temos por objetivo investigar o funcionamento do Diccionario del español del Uruguay (DEU), da Academia Nacional de Letras de Uruguai, em sua primeira edição publicada no ano de 2011, e, com isso, compreender ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa: em busca de uma prática pedagógica multiletrada para a EJA
(2019-11-28)A prática colaborativa em contextos escolares é compreendida como uma “atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia” ... -
O “sertão” Quarta Colônia: travessias pelas subjetivações do sujeito ítalo-brasileiro
(2017-02-23)Esta tese intitulada O “sertão” Quarta Colônia: travessias pelas subjetivações do sujeito ítalo-brasileiro inscreve-se no campo dos estudos discursivos, mais precisamente, da Análise de Discurso francesa desenvolvida no ... -
Sombras da liberdade: a história de Luisa Carnés, a sinsombrero silenciada
(2023-03-07)Esta pesquisa dedica-se a reconstruir a trajetória de Luisa Carnés (1905-1964), uma escritora madrilenha pouco conhecida no Brasil, que recupera lentamente seu espaço literário, apagado da narrativa espanhola por mais ... -
Um percurso discursivo em uma cartografia da formação de professores indígenas nas universidades federais brasileiras
(2023-03-31)A presente tese desenvolve-se na área de Estudos Linguísticos, em consonância com o arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de base materialista, com ancoragem nas reflexões de Michel Pêcheux. A ... -
A teoria holística da atividade e a constituição do papel docente na formação inicial do educador linguístico
(2017-12-12)Essa pesquisa tem por objetivo acompanhar discursivamente a construção do papel do educador linguístico em contexto de estágio, a partir de uma escuta supervisiva pautada na Teoria Holística da Atividade (THA). Tem como ...