Browsing Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) by Title
Now showing items 14939-14958 of 31255
-
Formação continuada em educação física: uma análise a partir das categorias formação humana e formação docente
(2019-08-21)O presente estudo tem como objetivo apresentar a Formação Continuada para a área da Educação Física, pautado na relação dialética entre Formação Docente e Formação Humana. O estudo fundamenta-se na dialética materialista, ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Formação continuada em Geografia: perspectivas docentes na rede estadual de Passo Fundo, RS
(2021-08-16)O conceito de formação continuada, bem como as ideias que a regulamentam, é motivo de discussão e preocupação tanto no âmbito público quanto privado. Compreender a formação continuada de professores de Geografia como um ... -
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
Formação continuada em serviço na educação infantil: reflexões a partir da experiência realizada em Cruz Alta - RS
(2016-09-24)Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado em 2014/2016, o qual teve como objetivo formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, ... -
A formação continuada na escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar?
(2008-06-26)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo nasceu da ... -
A formação continuada na gestão escolar da rede municipal de Santa Maria
(2013-11-29)Considerando as políticas públicas de apoio à gestão escolar, compreende-se o gestor enquanto agente de integração da comunidade escolar, preocupado com seu papel ante as exigências contemporâneas. Assim, entende-se como ... -
A formação continuada na perspectiva da gestão e da prática na sala de aula
(2011-06-28)Este trabalho investiga e apresenta como vem acontecendo a gestão do processo de Formação Continuada e a prática em sala de aula dos professores de matemática do ensino médio estadual em Palmas/Tocantins, através de uma ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Formação continuada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e a organização do trabalho pedagógico em turmas multi-idades o que dizem as professoras?
(2016-09-09)Este trabalho visa à apresentação de uma análise de uma ação pedagógica realizada em uma Unidade de Educação Infantil do município de Santa Maria/RS, durante o ano de 2016. A temática do trabalho gira em torno da análise ... -
Formação continuada no ensino superior: um estudo com professores que atuam em cursos de Educação Física
(2013-07-30)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) tendo como objetivo principal identificar as estratégias de formação continuada de profissionais de Educação ... -
Formação continuada no programa esporte e lazer da cidade - PELC
(2011-12-16)A proposta para esta pesquisa foi investigar o entendimento dos Coordenadores Geral e Pedagógico sobre o processo de Formação Continuada dos Agentes Sociais que atuaram no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC de ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Formação continuada para professores de educação física: análise da produção do conhecimento
(2017-08-15)Como objetivo do estudo buscou-se o entendimento de Formação Continuada em Educação Física. Metodologicamente, o estudo é desenvolvido por uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar informações e conceitos sobre ... -
Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
(2009-08-08)No município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que ... -
Formação continuada – percepções e conflitos vivenciados por professores de Educação Física no contexto do governo estadual/RS gestão 2007-2010
(2010)Esta pesquisa focaliza a formação continuada, levando-se em consideração as percepções e os conflitos vivenciados por professores de Educação Física no contexto do Governo Estadual/RS de Yeda Crusius e as diretrizes ... -
Formação continuada, desafios e superações para professores de educação física nos anos iniciais do município de Santa Maria – RS
(2018-08-06)A Pesquisa partiu da investigação sobre as possibilidades de formação continuada de professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais, no município de Santa Maria, RS. A metodologia caracterizou-se crítico dialético ... -
Formação continuada, interdisciplinaridade e currículo por projetos de trabalho: uma visão dos professores de matemática das séries finais do ensino fundamental de Santa Maria - RS
(2006-07-25)Este trabalho apresenta a formação docente em Matemática e projetos didáticos como estratégias que favorecem a interdisciplinaridade. A formação docente oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e ... -
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
(2013-11-30)A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar ... -
Formação continuada: necessidade, dilemas e perspectivas
(2006-02-01)O presente artigo busca verificar a necessidade e importância dos processos formativos dos docentes e a sua relação com a prática pedagógica. Para isso, parte de uma análise das vozes dos professores de quatro escolas, ...