Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 81
-
Interfaces entre o ensino médio regular e a juvenilização na EJA: diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes
(2015-08-27)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta ... -
Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando a docência e re-significando experiências
(2020-12-17)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, ... -
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção dos professores do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto/RS
(2012-12-07)Esta pesquisa tem como tema as concepções dos professores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto RS, quanto à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa desenvolvida é de caráter ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ... -
Programa mais educação: um olhar dos coordenadores sobre a formação dos oficineiros em duas escolas estaduais no município de Novo Hamburgo
(2014-11-29)Nesta pesquisa, é apresentada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e em seguida, a intenção foi identificar e entrevistar, após implementação do programa Mais Educação, que visa o turno integral na escola, a formação ... -
Que saudade da minha escola... vivenciando relações afetivas e dialógicas na gestão da Escola Rural Jacob Scheidt
(2012-07-05)Este trabalho tem por base reflexões e discussões realizadas ao longo de pesquisas anteriores acerca das relações de afetividade e dialogicidade; vimos percebendo o quanto estas permeiam e influenciam todo trabalho educativo, ... -
Auto(trans)formação permanente com professoras: a escuta sensível e o olhar aguçado na do-discência com as turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2020-12-23)Esta Tese vincula-se à Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e trata-se de uma pesquisa dialógica ... -
O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra
(2014-02-27)Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem ... -
Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
(2008-02-01)Nesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
(2019-08-30)Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar ... -
Círculos de contação de histórias infantis e os processos de auto/(trans)formação permanente das educadoras no ser/fazer pedagógico
(2014-07-22)Este relatório de pesquisa resulta em uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvido na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Têm-se como objetivo investigar quais as repercussões dos círculos ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Gestão educacional: formação continuada no espaço escolar
(2013-11-29)formação continuada dos professores da Escola Municipal de Nova Boa Vista diz respeito ao estudo da formação dos profissionais da educação no cotidiano da escola. Esclarece que a formação continuada é uma necessidade imposta ... -
Desafios na construção de escolas democráticas
(2011-02-28)Este trabalho refere-se ao estudo de teorias que podem contribuir para enfrentar desafios na construção de Escolas Democráticas. Objetiva suscitar reflexões e trazer algumas alternativas capazes de entranhar-se na vida ... -
Diálogos com professoras que ensinam matemática em início de carreira
(2016-09-28)Este trabalho é produto de uma investigação que insere-se na LP1: Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005-08-12)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso ... -
Participação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadania
(2012-12-07)A abordagem da pesquisa trata de um estudo acerca da gestão democrática na escola pública, no sentido de identificar e demonstrar quais são os espaços existentes e utilizados pela comunidade para a participação da gestão ... -
Gestão escolar e estratégias na abordagem das questões de violência nas escolas
(2011-09-16)O estudo acerca do tema tem a finalidade de mostrar a dinâmica educacional pública, as questões de violência nas escolas, às ações do núcleo gestor ao enfrentamento do problema, a diferença socioeducacional no âmbito do ... -
A gestão escolar como articuladora da construção de espaços de pesquisa na escola
(2014-11-29)É sabido que nos dias atuais a educação exige formas diferenciadas de ensino para que a aprendizagem seja mais dinâmica, emancipadora e significativa para os estudantes. Uma das formas de alcançar essas características se ...