Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Sauerwein, Ricardo Andreas"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
(2014-04-11)Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e ... -
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research
(2023-08-30)Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem metodológica ... -
A inserção de novas tecnologias em conjunto com atividades experimentais no ensino de física
(2012-03-29)Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no Ensino de Física em Nível Médio para a aquisição automática de dados experimentais e análise numérica e ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Uma abordagem metodológica para ensino de banco de dados conceitual com uso de bases da língua portuguesa em cursos técnicos de informática na educação profissional tecnológica
(2022-12-14)O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas ... -
Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico
(2022-12-14)As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial para o ser humano. Entretanto, o ... -
Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
(2014-04-10)O presente trabalho procurou investigar como atividades didáticas (AD) inovadoras de resolução de problemas, baseadas em simulações computacionais, contribuem para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais ... -
Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em física
(2018-01-08)Neste trabalho, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas que visa propiciar um ritmo de estudos constante para uma disciplina de Física no contexto do ensino superior, que foi concebido em uma etapa de pesquisa ... -
O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
(2018-07-16)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado ... -
Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida
(2017-08-31)Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na perspectiva da sala de ... -
Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
(2021-02-22)Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: ... -
Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
(2015-08-28)Nesta dissertação, apresentamos uma metodologia desenvolvida com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação no Ensino de Química. Para tal, ... -
Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
(2017-08-10)Neste trabalho apresentamos os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) numa proposta de resolver dificuldades no ensino de conceitos geométricos por meio de um software que implementa um Ambiente de Geometria ... -
Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
(2017-09-29)Analisando atividades didáticas propostas por professores a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, notamos que estas abordam sequência numérica, contagem, operações de adição e subtração, mas não encontramos um ...