Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Oliveira, Oséias Santos de"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
(2009-12-18)O trabalho desenvolve-se a partir da motivação da autora, que inserida como educadora na rede municipal ensino de Cruzeiro do Oeste – PR, busca conhecer a realidade da educação inclusiva, através do reconhecimento dos ... -
O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
(2010-09-17)Considerando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o presente estudo objetiva investigar as transformações vivenciadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Constantina/RS, a partir deste ... -
O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar
(2011-09-17)A finalidade da presente pesquisa é reconhecer a importância do Projeto Político- Pedagógico e os desafios existentes na Gestão Democrática e Participativa na Escola Pública no contexto de duas escolas públicas municipais, ... -
A psicologia histórico-cultural e as relações entre aprendizagem e desenvolvimento da criança: contribuições em defesa do “ato de ensinar”
(2011-09)O presente trabalho busca discutir as contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação infantil e suas implicações para a gestão educacional. Adota-se como objetivos específicos evidenciar as relações entre ... -
Gestão democrática da educação e formação cidada: aproximações necessárias no processo de construção do projeto politico-pedagogico de uma escola pública
(2011-09-17)O presente trabalho objetiva discutir a educação como um fator determinante na formação da cidadania e na qualificação profissional do cidadão, a partir do pressuposto de um direito básico assegurado na Constituição ... -
A gestão democrática das escolas cidadãs da rede municipal de ensino de Constantina/RS
(2010-12-11)A gestão democrática tem sido tema recorrente nas atuais discussões de teóricos e profissionais da educação. Cada vez mais este assunto se reveste de importância e, em especial, quando se busca a compreensão do espaço ... -
Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
(2011-09-17)O presente trabalho propõe explicitar através de uma pesquisa de natureza qualitativa, quais os caminhos a percorrer na busca de uma gestão democrática participativa para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. ... -
Gestão democrática e participativa: possibilidades de planejamento, aplicação e acompanhamento eficiente dos recursos públicos em educação
(2009-08-08)Este trabalho monográfico aborda a necessidade de uma educação de qualidade no intuito de minimizar as desigualdades sociais, sendo que, para o alcance deste ideal os recursos direcionados para a área educacional ... -
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
(2012-11-30)O estudo versa sobre o aprendizado democrático a partir da experiência de uma escola municipal de Esteio/RS visando compreender como se efetiva a participação da comunidade escolar em um Conselho de Classe Participativo. ... -
Das lutas à conquista democrática: a trajetória da escolha direta dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul
(2012-11-30)Esta investigação monográfica se caracteriza como um estudo qualitativo acerca da Eleição de Diretores escolares compreendida enquanto um fenômeno essencialmente político. A questão que norteia este trabalho é a análise ... -
Ação do gestor escolar frente ao desenvolvimento do programa “Escola Nota Dez”
(2011-09-17)O presente trabalho monográfico, de cunho qualitativo, embasado em um Estudo de Caso, foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a teoria e a prática do Projeto Escola Nota Dez, desenvolvido no Estado do Ceará. Apresenta ... -
Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular: desafios da gestão escolar
(2009-12-18)O presente trabalho aborda o tema da inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, tendo como referência a legislação específica a respeito da inclusão, a produção teórica ... -
Avaliação institucional e os processos de gestão democrática e participativa da escola pública
(2010-09-18)O estudo visa compreender os mecanismos de aperfeiçoamento da educação, isto é, do ensino e da aprendizagem, manifestos em processos de avaliação institucional da escola pública, de modo a situar a instituição escolar ... -
Escolas públicas municipais de Porto Alegre/RS e a ONG Cataventus: um estudo sobre parcerias
(2012-11-30)O presente estudo busca refletir acerca das parcerias estabelecidas entre escolas públicas e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A pesquisa objetiva compreender se tais parcerias podem se constituir como ações positivas ... -
Múltiplos olhares de gestores educacionais sobre uma realidade social culturalmente deficitária: o projeto Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola
(2009-08-08)Este trabalho desenvolve-se a partir da perspectiva pessoal da autora, que inserida enquanto educadora, num contexto comunitário periférico, no município de Fortaleza/CE, vislumbra possibilidades de transformação da ... -
A inclusão da temática etnico - racial nas escolas da rede municipal de Fortaleza: o olhar docente sobre a implementação da lei 10.639/2003
(2009-08-08)Esta pesquisa visa traçar um panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino para as relações étnico-raciais e de conteúdos relacionados à história e cultura africana e afro-brasileira ... -
Políticas públicas e gestão educacional: a questão do financiamento da educação
(2009-08-08)Este trabalho monográfico propõe uma reflexão sobre as políticas públicas de financiamento educacional brasileiro e de modo específico, busca-se investigar as relações entre gestão educacional e as políticas educacionais ... -
Gestão democrática da educação: em busca do padrão de qualidade nas escolas estaduais de Constantina/RS
(2010-09-17)Este estudo analisa os processos de gestão das escolas estaduais localizadas no município de Constantina/RS. A abordagem metodológica se pauta em uma pesquisa quali-quantitativa, quando são analisados elementos distintos ...