Navegação Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 103
-
Jogos cooperativos: uma possibilidade de socialização na educação infantil
(2015-02-28)O presente artigo “Jogos Cooperativos: uma possibilidade de socialização na Educação Infantil” tem como objetivo verificar a importância dos jogos cooperativos como forma de socialização na educação infantil. Portanto, os ... -
Jogos eletrônicos de movimento XBOX 360 e suas contribuições no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico infantil
(2015-02-21)O sedentarismo cresce desvalorizando a prática de exercícios físicos por diversos fatores, fazendo pessoas se prenderem a jogos eletrônicos. Com o avanço da tecnologia foram lançados os jogos eletrônicos de movimento ... -
Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física
(2015-02-20)Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses ... -
Ludicidade e desenvolvimento motor
(2015-02-20)Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa ... -
A ludicidade nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sapiranga - RS
(2015-02-21)O presente trabalho buscou analisar a contribuição do lúdico para o desenvolvimento da criança, nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Sapiranga-RS. Procurou, também, conhecer ... -
Obesidade infantil: desafio para o professor de educação física
(2015-02-28)A obesidade infantil é uma doença de causas múltiplas e apresenta uma tendência crescente, devido essencialmente aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. O objetivo deste trabalho consiste em verificar se há alunos ... -
A obesidade na educação infantil: uma revisão sistemática sobre estudos brasileiros
(2015-02-21)A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas podendo ser considerada uma epidemia mundial. Com isso, o objetivo do presente estudo foi analisar, a partir de uma revisão ... -
Um olhar sobre o brincar as crianças como protagonistas em uma unidade proinfância do Rio Grande do Sul
(2015-02-28)O presente estudo teve como foco principal conhecer uma unidade de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) no que ... -
A organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincar
(2015-02-20)Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados ... -
Padrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefa
(2015-02-28)As habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes ... -
O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica
(2015-02-20)A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com ... -
O papel da educação física no desenvolvimento motor das crianças do ensino globalizado
(2015-02-27)Este trabalho desenvolve o tema do desenvolvimento motor, reconhecendo sua importância e relevância no processo de desenvolvimento das crianças. Tem como objetivo analisar e comparar o nível de desempenho motor de crianças ... -
O papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação física
(2015-02-20)O brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo ... -
O papel do professor da educação infantil no atendimento aos primeiros socorros do escolar
(2015-03-25)A escolha do tema: os educadores estão preparados para aplicar os Primeiros Socorros em aulas de Educação Física? Este estudo foi realizado em virtude da necessidade, de ampliar o conhecimento a cerca dos cuidados com ... -
Parâmetros curriculares nacionais – Educação Física: sua influência no planejamento das aulas nos anos iniciais
(2015-02-21)Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da Cultura de Movimento Humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações ... -
A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental
(2015-02-21)Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos ... -
Percepção de educadoras infantis sobre as práticas psicomotoras para o desenvolvimento motor da criança
(2015-02-21)Baseada na concepção unificada da pessoa, a psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento. Durante muitos anos ... -
A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem
(2015-02-21)O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores ... -
Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-20)O presente estudo investigou as percepções de professores de Educação Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com ... -
Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
(2015-02-27)Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos ...