Navegação Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por tipo "Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 103
-
Índice de massa corporal e o nível de atividade física de estudantes do ensino fundamental do município de Campo Bom
(2015-02-20)A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo em relação à massa magra que pode afetar a saúde. Sua incidência vem aumentando de forma alarmante no Brasil e no mundo, sendo hoje considerada ... -
A referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-27)É sabido que na educação básica é esmagadoramente maior a presença de mulheres em comparação a de homens. Este trabalho discorre sobre a referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental bem como a visão da ... -
Padrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefa
(2015-02-28)As habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes ... -
O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica
(2015-02-20)A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com ... -
Ludicidade e desenvolvimento motor
(2015-02-20)Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa ... -
A importância do papel da afetividade na construção da dinâmica escolar e na relação professor-aluno
(2015-02-21)Este trabalho aborda a afetividade como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional. Para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente ... -
Bebê na escola: contexto de cuidar e educar
(2015-02-20)A presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o ... -
A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem
(2015-02-21)O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores ... -
A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente
(2015-02-20)No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos ... -
A realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantil
(2015-02-20)O presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação ... -
A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2015-02-20)O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, e a relação entre esses ... -
A impôrtancia da rotina escolar na educação infantil
(2015-02-21)Esta pesquisa apresenta como tema central a importância da rotina escolar na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma Escola de Educação Infantil no Município de Serafina Corrêa, RS. É possível dizer ... -
Os reflexos da primeira infância no crescimento e desenvolvimento da criança na educação infantil
(2015-02-28)A presente pesquisa teve por objetivo avaliar crianças da primeira infância na educação infantil. Para atingir os objetivos propostos contamos com a colaboração de dez mães e bebês residentes no Município de Santa Maria/RS. ... -
Visão das aulas de educação física pelos professores de outras áreas do ensino fundamental
(2015-02-21)O presente estudo tratou da Visão das Aulas de Educação Física pelos Professores de outras Áreas do Ensino Fundamental. Teve como objetivo, analisar qual a visão dos professores de outras áreas do ensino fundamental das ... -
Prevalência de obesidade infantil em uma escola estadual de Serafina Corrêa
(2015-02-20)A obesidade em crianças é preocupante, devido aos riscos aumentado na fase adulta, e pelos riscos a ela relacionados. O presente estudo buscou verificar a prevalências de obesidade nas crianças do Ensino Fundamental da ... -
A importância da educação física para a alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Serafina Corrêa
(2015-02-21)Este estudo procurou mostrar a percepção dos professores de currículo das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Serafina Corrêa–RS a respeito de questões importantes relacionadas a Educação ... -
Intervenções no desenvolvimento motor de escolares do ensino fundamental – anos iniciais: produção científica entre 2004 e 2014
(2015-02-23)O presente trabalho é um requisito parcial para a obtenção do grau de especialista em educação física. Esta pesquisa realizou o levantamento da produção cientifica relativa ao desenvolvimento das habilidades motoras ... -
Um olhar sobre o brincar as crianças como protagonistas em uma unidade proinfância do Rio Grande do Sul
(2015-02-28)O presente estudo teve como foco principal conhecer uma unidade de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) no que ... -
Taekwondo na escola: ênfase ao esporte educacional
(2015-02-27)Este estudo apresenta uma reflexão teórica sobre as contribuições do Taekwondo na escola para o processo educacional de crianças que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foi ... -
A educação física e o controle da agressividade
(2015-02-20)A escola é um espaço onde as crianças devem se sentir bem e suas ações comportamentais são mais perceptíveis. Entre os menores os sentimentos são demonstrados através de suas atitudes, por isso a criança não sabe se expressar ...