Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD: Envíos recientes
Mostrando ítems 41-60 de 103
-
A estimulação do movimento no desenvolvimento da criança nos anos iniciais
(2015-02-20)A estimulação do movimento tem como objetivo auxiliar a criança, principalmente na primeira fase da infância, em seu desenvolvimento nas habilidades psicomotoras, cognitivas, sociais, afetivas, e de linguagem, procurando ... -
Parâmetros curriculares nacionais – Educação Física: sua influência no planejamento das aulas nos anos iniciais
(2015-02-21)Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da Cultura de Movimento Humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações ... -
A obesidade na educação infantil: uma revisão sistemática sobre estudos brasileiros
(2015-02-21)A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas podendo ser considerada uma epidemia mundial. Com isso, o objetivo do presente estudo foi analisar, a partir de uma revisão ... -
A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança
(2015-02-20)O presente trabalho tem como objetivo investigar os procedimentos pedagógicos utilizados pelos professores em suas aulas de Educação Física e o seu conhecimento sobre o que é psicomotricidade e suas contribuições para o ... -
Bebê na escola: contexto de cuidar e educar
(2015-02-20)A presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o ... -
Avaliação motora de escolares
(2015-02-20)O desenvolvimento motor é adquirido ao longo da vida, mas é na infância que ele precisa de mais atenção para que na adolescência e na fase adulto consiga realizar suas atividades diárias sem dificuldades. O presente trabalho ... -
Dança: uma experiência de aprender com movimento no 5º ano dos anos iniciais
(2015-02-28)Este trabalho monográfico é um relato de experiência, embasado em um estudo de caso, que parte da observação da prática docente em uma escola pública com intenção de produzir reflexões à luz de teorias pedagógicas de alguns ... -
Implementação do programa Proinfância em Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul: estudo de caso
(2015-02-20)O presente trabalho versa sobre um estudo de caso sobre a implementação do Programa Proinfância na cidade de Palmeira das Missões – RS, cujo objetivo principal visa, além de analisar como está ocorrendo a implantação do ... -
Contribuições da psicomotricidade na educação infantil da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu
(2015-02-21)A presente pesquisa tem por objetivo investigar quais as contribuições da Psicomotricidade para o desenvolvimento integral da criança. Sendo que esta deve ser considerada como formação de base a fim de propiciar à criança ... -
A educação física lidando com as rotinas diárias da educação infantil
(2015-02-20)Diante dos avanços a Educação Infantil é vista como modalidade de ensino propícia a dar educação à criança, atendendo suas necessidades, assegurando o direito de brincar. E, no que tange ao professor de Educação Física, ... -
Aspectos pedagógicos da educação física através do brincar
(2015-02-27)Este trabalho busca apresentar questões importantes sobre o processo de ensino-aprendizagem das crianças nos anos iniciais envolvendo aspectos norteadores da docência da Educação Física. Tais informações foram baseadas em ... -
Prevalência de obesidade infantil em uma escola estadual de Serafina Corrêa
(2015-02-20)A obesidade em crianças é preocupante, devido aos riscos aumentado na fase adulta, e pelos riscos a ela relacionados. O presente estudo buscou verificar a prevalências de obesidade nas crianças do Ensino Fundamental da ... -
Equilíbrio dinâmico: perspectiva e realidade em alunos de educação infantil
(2015-02-20)A infância é o período em que a criança desenvolve-se em todas as dimensões. E um fator primordial para este desenvolvimento é o equilíbrio dinâmico, através das informações processadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC). ... -
A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental
(2015-02-21)Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos ... -
O ritmo e sua importância na educação física infantil
(2015-02-21)O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da ... -
A importância da educação física para a alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Serafina Corrêa
(2015-02-21)Este estudo procurou mostrar a percepção dos professores de currículo das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Serafina Corrêa–RS a respeito de questões importantes relacionadas a Educação ... -
A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem
(2015-02-21)O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores ... -
A psicomotricidade para os alunos da educação infantil
(2015-02-28)Hoje em dia a influência do desenvolvimento na educação infantil é de fundamental importância na formação do cidadão consciente na sociedade em que vive, e o desenvolvimento da psicomotricidade está entre uma das atividades ... -
O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica
(2015-02-20)A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com ... -
Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
(2015-02-28)O presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os mesmos se sentem capacitados para lidar com o ...