Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 226-245 of 292
-
O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos
(2005-03-17)Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ... -
Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
(2008-04)Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância ... -
O plano de ações articuladas como instrumento para colaboração entre governo federal e munícipios: limites e possibilidades para a melhoria da educação básica
(2011-02-28)Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Com ela procuramos contribuir para o entendimento da incidência das Políticas Públicas em Educação concernentes à Gestão educacional, ... -
O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma análise no contexto escolar
(2008-12-12)O atual cenário no qual estão inseridas as políticas públicas no Brasil nos remete a várias discussões, reflexões e estudos acerca do tema das políticas educativas e da gestão educacional. Para tal é necessário que se ... -
O plano de desenvolvimento da escola e a gestão escolar em escolas de educação básica de Santa Maria - RS
(2011-07-25)Frente às mudanças na política educacional brasileira, faz-se necessário refletir sobre a ocorrência destas na gestão da escola, buscando-se compreender a interação nestes espaços. Esta pesquisa problematizou o campo em ... -
Plano de desenvolvimento institucional: implicações na gestão universitária em contextos emergentes
(2019-12-12)Esta pesquisa buscou compreender quais os desafios gerados pelos contextos emergentes em uma Instituição de Educação Superior (IES) pública e as implicações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na atuação dos ... -
O Pnaic e a progressão continuada: intervenções de gestores com alunos do ciclo de alfabetização
(2018-11-26)O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa LP2 teve por objetivo investigar as formas pelas quais os gestores mediam e interveem em relação à progressão continuada de aprendizagens de alunos do ciclo de alfabetização ... -
Políticas de avaliação da educação básica: gestão escolar da rede municipal de Santa Maria a partir do IDEB
(2018-07-24)Tem-se como objetivo compreender a articulação do planejamento pedagógico, administrativo e financeiro a partir do IDEB na percepção dos gestores das escolas públicas municipais de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada ... -
As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
(2006-01-17)Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar ... -
Políticas de formação e gestão pedagógica universitária o desafio da simetria invertida
(2014-11-27)Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo da formação de formadores e da gestão pedagógica da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui à medida que o professor ... -
Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberal
(2009-09-22)Este estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão, principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão ... -
Políticas públicas e gestão educacional: aprendizagens na formação inicial
(2016-02-26)Este trabalho insere-se a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta investigação ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
(2005)O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ... -
Políticas, currículo e formação docente: reconhecimento pela interculturalidade
(2018-08-28)O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca das políticas curriculares de formação docente, tendo a diversidade cultural como perspectiva central de movimentos sociais e culturais. Assim, faz-se mister produzir ... -
Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial
(2019-08-28)O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da Educação Inclusiva e tem por objetivo analisar possíveis implicações ... -
Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul
(2005-04-29)Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores, Professores ... -
O práxis - coletivo de educação popular e a universidade em movimento
(2008-03-14)O presente trabalho, desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, tem como objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do pré-vestibular popular desenvolvidas pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, em Santa ... -
Práxis, educação popular e autogestão: sobre transbordamentos discursivos
(2019-10-19)Este trabalho é uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Pré-escola obrigatória: os desafios da gestão de políticas públicas na educação infantil
(2016-01-05)Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca dos desafios e possibilidades da gestão escolar em consonância às políticas públicas para a educação infantil no contexto das práticas escolares, considerando a ampliação da ...