Navegação Gestão Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 246
-
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Qual o significado da avaliação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental?
(2004)Este artigo se originou do trabalho de monografia intitulada Avaliação: Os professores sabem seu real significado? que tem por finalidade compreender em que medida os professores dos Anos Iniciais de uma escola privada da ... -
A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire
(2004)Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ... -
Reflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competências
(2004-11)Este trabalho tem como enfoque investigar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento, usando autores ... -
A gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolar
(2004-11-22)O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber ... -
Contribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escola
(2004-12)Este artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão ... -
A interdisciplinaridade na prática cotidiana dos professores das séries finais do ensino fundamental
(2005)O trabalho não apresenta resumo -
Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
(2005)O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ... -
Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão
(2005)Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ... -
Avaliação e transformação: a união necessária
(2005-03)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a ... -
A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
(2005-03-16)Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar ... -
O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos
(2005-03-17)Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ... -
Comunidade e escola: a participação necessária
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ... -
Reprovação escolar: uma realidade a ser transformada
(2005-03-21)O método de avaliação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças foi analisado neste estudo de caso, sendo considerado dois métodos avaliativos (aritmético e somativo) em diferentes anos. Foi ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ... -
Conselho de classe participativo
(2005-03-29)O presente trabalho reflete sobre a implantação do Conselho de Classe Participativo em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, comparando e analisando o Conselho de Classe Tradicional e o Conselho de Classe ... -
Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS
(2005-03-31)Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ... -
Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz
(2005-03-31)Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ...