Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Gestão Educacional por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Navegação Gestão Educacional por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Navegação Gestão Educacional por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Gestão Educacional por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 246

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa 

      Bayer, Fabiane (2004)
      Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ...
    • Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental 

      Bolzan, Kéli Penteado Falk (2004)
      Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ...
    • Qual o significado da avaliação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental? 

      Ferreira, Luciana Almeida Severo (2004)
      Este artigo se originou do trabalho de monografia intitulada Avaliação: Os professores sabem seu real significado? que tem por finalidade compreender em que medida os professores dos Anos Iniciais de uma escola privada da ...
    • A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire 

      Espanhol, Marilene (2004)
      Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. ...
    • Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola 

      Hepp, Izabel Cristina Uaska (2004)
      Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ...
    • Reflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competências 

      Frandalozo, Sandra Mari (2004-11)
      Este trabalho tem como enfoque investigar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento, usando autores ...
    • A gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolar 

      Leiria, Melissa de Paula (2004-11-22)
      O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber ...
    • Contribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escola 

      Both, Rosangela Chiamenti (2004-12)
      Este artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão ...
    • A interdisciplinaridade na prática cotidiana dos professores das séries finais do ensino fundamental 

      Zimmermann, Maria de Lourdes (2005)
      O trabalho não apresenta resumo
    • Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas? 

      Bagetti, Aline (2005)
      O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ...
    • Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão 

      Arnout, Cristina Idevani Stangherlin (2005)
      Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ...
    • Avaliação e transformação: a união necessária 

      Bairros, Aurea Isabel Pereira (2005-03)
      O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a ...
    • A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno 

      Henriques, Salete Terezinha Santos (2005-03-16)
      Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar ...
    • O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos 

      Linhares, Neila Teresinha Dias Fagundes (2005-03-17)
      Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ...
    • Comunidade e escola: a participação necessária 

      Alves, Cícero dos Santos (2005-03-18)
      Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ...
    • Reprovação escolar: uma realidade a ser transformada 

      Linhares, Deliane Santos (2005-03-21)
      O método de avaliação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças foi analisado neste estudo de caso, sendo considerado dois métodos avaliativos (aritmético e somativo) em diferentes anos. Foi ...
    • A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais 

      Dias, Ediomara da Silva (2005-03-22)
      Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ...
    • Conselho de classe participativo 

      Lopes, Eneida Santos (2005-03-29)
      O presente trabalho reflete sobre a implantação do Conselho de Classe Participativo em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, comparando e analisando o Conselho de Classe Tradicional e o Conselho de Classe ...
    • Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS 

      Bolzan, Roselaine Neves (2005-03-31)
      Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ...
    • Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz 

      Bolzan, Alvacir da Silva (2005-03-31)
      Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.