Navegação Gestão Educacional por assunto "Formação continuada"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
(2019-09-24)O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Formação continuada de professores em análise
(2008-02-25)Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O ... -
Gestão pedagógica de processos formativos na formação continuada: oportunidade viabilizada por um projeto de ensino
(2023-12-19)Este estudo monográfico é decorrente dos processos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP2- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
Vivências formativas e práticas docentes: um olhar sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa
(2016-02-26)A pesquisa desenvolvida objetivou compreender as vivências que os professores tiveram no processo de formação continuada ofertado pelo programa do Programa Nacional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
(2014-11-28)O presente estudo refere-se à construção do Trabalho Final de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação e identificação sobre as ... -
As contribuições da gestão escolar na produção dos conhecimentos dos educadores da infância
(2009-06-29)O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria/RS. Nesta pesquisa buscou-se compreender ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ...