• O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

      Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
    • Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola) 

      Marques, Teresinha Roselis Menezes (2005-10)
      Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução ...
    • Alfabetização e sua relação com a educação infantil 

      Matos, Vanussa Carvalho de (2005-06-01)
      O trabalho enfatiza três assuntos de muita importância na vida de um ser humano em desenvolvimento: a educação, a educação infantil e a alfabetização. Dentro desses itens, faz-se uma relação entre a alfabetização e a ...
    • Evasão escolar: uma questão que preocupa 

      Medeiros, Denise Rosa (2005-03-21)
      Este trabalho analisa a evasão escolar no sistema Educacional de Caçapava do Sul em uma escola da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª séries. Versará sobre a importância de um ensino ...
    • Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental 

      Medeiros, Rita Marlice Madrid (2005-03-17)
      Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente ...
    • Educação, meio ambiente e cidadania 

      Miletto, Milene Ferreira (2005-03-14)
      Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ...
    • Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem 

      Morais, Maria Eni Moreira de (2004-12-20)
      Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ...
    • Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada 

      Nery, Loiraci de Jesus Campos (2005-03-21)
      Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da ...
    • Avaliação da aprendizagem 

      Oliveira, Tanise Ferreira de (2005-03-29)
      A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ...
    • Inclusão de um aluno especial na escola regular 

      Perceval, Ilma Nunes (2005-03-17)
      Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos no ...
    • A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul 

      Pereira, Andréa Amestoy (2005-05-20)
      O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ...
    • As inteligências múltiplas na psicopedagogia 

      Pereira, Elisângela de Oliveira (2005-03-15)
      O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ...
    • Evasão no curso normal 

      Pereira, Iolanda Regina Dias (2005-08-16)
      A evasão dos alunos, vivenciada no Curso Normal de Nível Médio, no período de 1999 a 2004, motivou a presente pesquisa. O contexto educacional brasileiro tem demonstrado, segundo as estatísticas, uma queda na qualidade ...
    • Educação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessária 

      Peripolli, Luciane Felin (2005-03-17)
      A presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho qualitativo, sobre as ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

      Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
      A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...
    • Reprovação escolar 

      Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
      A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
    • Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

      Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
      O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...
    • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
    • Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender 

      Santos, Márcia Cilene Medeiros dos (2005-03-16)
      No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ...