Navegação Educação por título
Itens para a visualização no momento 25-44 of 46
-
Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
(2005-03-17)Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente ... -
A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
(2005-03)Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ... -
Inclusão de um aluno especial na escola regular
(2005-03-17)Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos no ... -
A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul
(2005-05-20)O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ... -
Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ... -
Influência do gestor no processo ensino aprendizagem
(2005-03-18)O acesso ao conhecimento científico, técnico, administrativo é fundamental ao desenvolvimento, só que a nenhum mercado é viável a distribuição democrática de seus produtos (incluindo a mercadoria educação), sob pena de ... -
A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2005-03-17)Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ... -
As inteligências múltiplas na psicopedagogia
(2005-03-15)O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ... -
A interdisciplinaridade no contexto escolar: desafios, obstáculos e possibilidades
(2005-06-22)Neste trabalho, abordo a questão da Interdisciplinaridade principalmente no que tange os desafios e obstáculos inerentes a sua prática. Para tanto, busco nas produções teóricas definições sobre o referido tema na tentativa ... -
Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola)
(2005-10)Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução ... -
O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem
(2005-03-18)A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido ... -
Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender
(2005-03-16)No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ... -
Um novo olhar sobre a educação inclusiva
(2005-03-16)O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ... -
Novos desafios a uma sociedade inclusiva
(2005-06-14)Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ... -
O papel do lúdico na educação infantil
(2005-03-15)O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ... -
O papel do supervisor no contexto escolar
(2005-05-23)Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96, direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu desempenho aos ... -
O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem
(2004-12-20)Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ... -
Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente
(2005-03-16)A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ... -
Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores
(2004)Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ... -
Reprovação escolar
(2005-03-16)A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...