• Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

      Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
      O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...
    • Novos desafios a uma sociedade inclusiva 

      Dreier, Lêda Lígia Pereira (2005-06-14)
      Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ...
    • O papel do lúdico na educação infantil 

      Silveira, Elisiane Oliveira (2005-03-15)
      O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ...
    • O papel do supervisor no contexto escolar 

      Machado, Sheila Rodrigues (2005-05-23)
      Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96, direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu desempenho aos ...
    • O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

      Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
    • Reprovação escolar 

      Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
      A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
    • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

      Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
      A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...
    • Ressignificando as inteligências múltiplas na educação 

      Andrade, Rosemarí Oliveira de (2005-03-15)
      A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.