Navegação Educação Física Escolar por título
Itens para a visualização no momento 120-139 of 200
-
O imaginário no lúdico: um olhar sobre o imaginário no lúdico
(2008-08-26)Este artigo revela as diversas possibilidades entre a interlocução com o imaginário no lúdico, bem como, Educação Física e Educação Infantil, a fim de contribuir para a formação de educandos como um ser integral e dinâmico, ... -
A impôrtancia da formação continuada em serviço de professores de Educação Física
(2019-01-22)Entender a relevância das oportunidades que se abrem a partir da formação continuada em serviço é imprescindível para aqueles que entendem que a vida é um constante aprendizado. Sabe-se que o professor tem um papel fundamental ... -
Inclusão de alunos com necessidades especiais: como este tema vem sendo tratado nos processos de formação continuada de professores de Educação Física
(2013-02-27)Este estudo aborda a formação continuada de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica da Rede Municipal e Estadual, no município de Restinga Seca/RS/RS, no que tange ao tema inclusão de alunos com ... -
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE) na rede regular de ensino no município de Restinga Seca - RS
(2009)Este artigo versa sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE) nas redes pública e privada de ensino. A pesquisa que originou o texto teve como objetivo refletir sobre a realidade da inclusão ... -
Inclusão do método pilates na educação física escolar
(2023-01-31)A monografia visa apresentar a proposta do projeto de pesquisa que irá levar o método Pilates para o contexto escolar, com objetivo de capacitar os professores de educação física da rede pública de ensino fundamental da ... -
Inclusão e Educação Física Escolar: do direito à oportunidade
(2007)Uma Educação Inclusiva e de qualidade é com certeza um dos desejos de nossa sociedade, mas sabemos que esta mesma sociedade é quem discrimina as pessoas que apresentam alguma necessidade especial. O maior desafio da ... -
Inclusão e formação da identidade do aluno com deficiência
(2016-03-28)O objetivo deste estudo foi conhecer de que forma a Educação Física Escolar e um Projeto contribuem e/ou influenciam na construção da identidade de alunos com deficiência física. Este estudo caracterizou-se por ser uma ... -
Infância no currículo de formação de professores de Educação Física do CEFD/UFSM
(2017-03-20)A formação inicial docente em educação física vem sofrendo, ao longo do tempo, mudanças referentes aos aspectos curriculares e epistemológicos. O currículo atual, implantado em 2005, foi elaborado em meio a um contexto de ... -
A inserção da linguagem multimodal na Educação Física Escolar
(2012-01-09)O tema deste artigo está relacionado ao avanço tecnológico e suas implicações no contexto educacional. As discussões sobre a importância da linguagem multimodal no ambiente escolar, especialmente às aulas de educação ... -
A inserção de acadêmicos dos primeiros semestres no Pibid: repercussões e formação inicial na visão dos coordenadores
(2016-03-31)O desenvolvimento deste estudo está vinculado ao campo da Educação Física Escolar, tendo por objetivo geral compreender através dos critérios de seleção, quais as contribuições e dificuldades no ingresso de acadêmicos dos ... -
Inteligência corporal-cinestésica e educação física escolar: relações e possibilidades para a identificação do aluno com altas habilidades/superdotação
(2020-08-31)O objetivo da presente pesquisa foi identificar o que vem sendo produzido na área da Educação Física acerca dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) com a prevalência na Inteligência Corporal-cinestésica. ... -
A intencionalidade pedagógica da educaçao física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007)Objetivamos analisar a intencionalidade pedagógica de professores de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao plano de ensino, ao discurso e à prática pedagógica, bem como analisar a coerência ... -
A interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas educativas da Educação Física Escolar
(2007)Este estudo objetivou refletir sobre as questões que envolvem a educação intercultural, suas implicações na formação de professores e na Educação Física escolar. Partindo das reflexões e perspectivas suscitadas por professores ... -
A intervenção do docente de Educação Física Escolar na prática do bullying
(2013)O presente artigo discute a forma como os docentes de Educação Física (EF) da rede municipal de ensino de Caçapava do Sul apreendem e enfrentam situações que se configuram como bullying no decorrer de suas aulas. A obtenção ... -
Jogo de pivô: o ensino esportivo na escola com referência na midiatização do jogo
(2018-10-31)O presente estudo foi formulado a partir das transmissões das finais da Liga Nacional de Futsal de 2017, pelo canal de televisão Sportv, com intuito de identificar, através da descrição e análise das apreciações ... -
O jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola de Santa Maria/RS
(2018-02-28)Este trabalho objetiva captar a relevância da inserção de aulas de xadrez no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola indígena de Santa Maria/RS. Para isso, foram realizados testes que ... -
O jogo do osso/tava em um centro de tradições gaúchas no RS
(2016-12-26)Este é um estudo que tem como tema o Jogo do Osso, considerado um Jogo Tradicional pelas suas características. Buscamos compreender o Jogo do Osso dentro de um Centro de Tradições Gaúchas após a sua regulamentação pelo ... -
O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora
(2009)Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de forma a contribuir com a prática pedagógica ... -
Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
(2014-03-27)A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, ... -
Jogos esportivos coletivos: uma análise crítica da proposta curricular do CEFD/UFSM (2005)
(2010-10-05)Este estudo objetivou analisar criticamente os objetivos contidos no Projeto Político Pedagógico 2004 dos componentes curriculares denominados Jogos Esportivos Coletivos (JEC’s) I, II, III, IV do curso de Licenciatura em ...