Navegação Educação Física Escolar por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 200
-
Estratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007-01-10)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos ... -
Educação física escolar mista: uma análise a partir de vivências pedagógicas
(2007-09-25)Nos últimos anos, a Educação Física vem passando por mudanças significativas. Em escolas, durante as aulas, os alunos são separados por gênero e, muitas vezes, a turma que o professor assume é do mesmo sexo. Porém, ... -
Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Física
(2007-11-13)Neste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas ... -
Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
(2008)O presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares ... -
As ações de formação continuada de professores de educação básica em projetos da Universidade Federal de Santa Maria
(2008)Esta pesquisa constitui-se num estudo de caráter quantitativo, que teve por objetivo fazer um levantamento das ações de formação continuada oferecidas pelos cursos de licenciatura da UFSM. Para a coleta dos dados, foi feita ... -
Prática pedagógica dos professores de Educação Física no processo de inclusão escolar
(2008)Verificou-se através deste estudo a pratica pedagógica dos professores de Educação Física Escolar e a opinião dos Coordenadores Pedagógicos em relação à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino ... -
O professor de Educação Física Escolar e a formação de alunos crítico-reflexivos: realidade, possibilidade ou utopia
(2008)O objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica dos professores de Educação Física em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular), do município de Caçapava ... -
Envelhecimento humano e escola: propostas de intervenção
(2008)Partindo do fato incontestável de se presenciar, no Brasil, modificações na estrutura etária, onde a presença de idosos tem se acentuado, causando mudanças na sociedade, as mais variadas instituições são, praticamente, ... -
Aspectos relevantes no planejamento e execução de programas de formação continuada de professores de Educação Física
(2008-01-24)A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar aspectos importantes e relevantes nas formas de planejamento e execução de propostas de programas de formação continuada de professores de Educação Física. Este ... -
Breves reflexões acerca da prática pedagógica e o projeto político pedagógico do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
(2008-01-25)Este estudo analisa as concepções da Prática pedagógica que perpassam na formação inicial, através do Projeto Político Pedagógico da Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos ... -
A participação dos professores em processos de formação continuada, em serviço
(2008-08-26)Esse artigo apresenta uma caracterização analítica das formas de participação de professores de educação física no “Processo de Formação Continuada: ações entre o CEFD-UFSM e os professores de Educação Física da Quarta ... -
O imaginário no lúdico: um olhar sobre o imaginário no lúdico
(2008-08-26)Este artigo revela as diversas possibilidades entre a interlocução com o imaginário no lúdico, bem como, Educação Física e Educação Infantil, a fim de contribuir para a formação de educandos como um ser integral e dinâmico, ... -
Educação Física Escolar: a ação pedagógica e sua legitimação enquanto prática social na escola itinerante do MST
(2008-08-26)Este artigo apresenta a pesquisa que investigou a ação pedagógica nas aulas de Educação Física e sua legitimação enquanto prática social na Escola Itinerante Filhos de Deus, do Acampamento 08 de Março, no município de ... -
Planejamento dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física na realização do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental
(2008-08-28)Esta pesquisa visa abordar as dificuldades pelas quais os acadêmicos do curso de Educação Física da UFSM têm demonstrado quanto ao PLANEJAMENTO das atividades , falta de CLAREZA dos conteúdos propostos e conhecimento ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a concepção crítico-emancipatória
(2008-08-28)O presente trabalho consiste em discutir a possibilidade de contribuições efetivas da Praxiologia Motriz para a abordagem Crítico-Emancipatória. Consiste numa aproximação entre essas temáticas, através da análise teórica ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Problematizando a inserção da capoeira nos processos de ensino
(2009)Baseado no processo de desenvolvimento da capoeira na escola, que vem nos últimos anos se intensificando, inclusive com disciplinas especificas em cursos de formação, realizamos esta pesquisa bibliográfica, com a qual ... -
A contribuição da eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual: um estudo de caso
(2009)O objetivo deste estudo foi o de analisar a contribuição da Eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual (DV), através de exercícios terapêuticos e pedagógicos. Participou deste estudo uma pessoa ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2009)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora
(2009)Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de forma a contribuir com a prática pedagógica ...