Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 741-760 of 4139
-
Altas habilidades/superdotação e acadêmicos idosos: o direito à identificação
(2016-02-12)Esta tese está vinculada ao curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A relevância e ... -
Acadêmico idoso no ensino superior: características de altas habilidades/superdotação?
(2012-03-21)Esse estudo teve como objetivo discutir sobre a continuidade da aprendizagem do indivíduo idoso a partir da investigação de características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em acadêmicos idosos inseridos no ensino ... -
Questões sobre o impacto do fomento florestal no bioma Pampa
(2010-07-31)Este trabalho apresenta uma reunião de idéias sobre as questões que envolvem o florestamento nas áreas do Bioma Pampa, no Rio Grande do Sul, através da implantação de espécies exóticas de Eucalyptus, Acacia e Pinus. A ... -
Escolarização de crianças com transtorno do espectro autista: a concepção do educador numa perspectiva inclusiva
(2016-03-22)A inclusão educacional escolar de crianças e jovens com Transtornos do Espectro Autista (TEA) vem se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo. Os educadores que atuam nesse contexto necessitam ... -
Infância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundo
(2021-08-05)A escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se interessante e significativo ... -
Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetização
(2017-02-21)Considerando o avanço das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) nos últimos anos e a presença dessas no âmbito escolar é que se propôs o estudo com a abordagem do tema “Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas ... -
A abordagem das questões sobre educação ambiental no curso de Zootecnia da UFSM
(2006)Este trabalho foi realizado no curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de verificar a postura dos futuros Zootecnistas frente ao tema Educação Ambiental, verificar como o assunto esta ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
A história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximações
(2007-08-31)Esta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história ... -
Trajetórias de duas professoras: formação e saberes docentes
(2008-04-04)Esta investigação, vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, passou a ser pensada ainda em meu processo de formação inicial, em que ... -
Google sala de aula e gamificação: potencializando o letramento literário regional no ensino fundamental II
(2018-11-30)Vive-se um período de grandes transformações no que se refere à tecnologia em todos os setores da sociedade, incluindo a área da educação. Nesse contexto, muitos esforços vêm sendo feitos por instituições de ensino e ... -
Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
(2015-08-24)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
O estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora
(2003-02-25)O tema da morte é abordado ainda com muita dificuldade pelos estudantes do Curso de Enfermagem, sendo necessário maior espaço para trabalhar a angústia decorrente do cuidado aos pacientes terminais. O objetivo desse ... -
A inserção de tecnologias da informação e comunicação nos livros didáticos de biologia: aplicação no estudo de genética
(2017-06-23)A utilização crescente da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade mostra a possibilidade de aproximação das mesmas com o ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) integram-se às atividades ... -
Metas e estratégias do plano municipal de educação para a educação infantil do município de Santa Maria - RS
(2016-01-12)Esta monografia objetiva analisar o Plano Municipal de Educação de Santa Maria-RS em relação as metas e estratégias para a Educação Infantil e busca responder como o referido Plano considera tais aspectos. Para tanto, se ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ... -
"Brincar, aprender e criar": uma experiência na educação infantil
(2013-09-13)Esta monografia intitulada “Brincar, Aprender e Criar”:Uma experiência na Educação Infantil trata de um estudo reflexivo, a partir do relato de experiência acerca da importância do brincar para o desenvolvimento e o ... -
Análise do estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola pública
(2011-12-05)O presente estudo tem por objetivo geral analisar o estilo de liderança da equipe diretiva de uma escola pública santamariense. Como estratégia de pesquisa adotouse a pesquisa-ação, sendo utilizado um questionário adaptado ...