Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por assunto "Educação profissional"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores-estudantes
(2019-08-16)Este estudo situa-se na área de pesquisa “Trabalho e Educação”, vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ... -
A utilização do acesso remoto no processo de ensino de projetos de arquitetura
(2019-12-10)As aulas de Projeto ou Atelier são os momentos de análise crítica dos trabalhos dos estudantes nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ato de orientar os projetos, quando os alunos buscam informações para qualificar e ... -
Educação profissional no cárcere feminino: uma proposta emancipatória
(2018-08-06)O interesse no tema “educação profissional no cárcere” iniciou após inserção no grupo de estudos e pesquisa sobre “Educação e Gênero” e projeto de extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres ... -
Mulheres na educação profissional: movimentos dos cursos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2020-11-12)A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa ... -
Política de educação profissional nos governos do Rio Grande do Sul: que tijolos a (des)constroem?
(2022-09-30)A pesquisa teve o objetivo de analisar as propostas e as ações dos governos do EstadodoRioGrande do Sul, para a Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de1971a 2021. Inclui-se na Linha de Pesquisa LP1: ... -
Desafios dos professores para mediação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista na educação profissional e tecnológica
(2024-03-05)O trabalho intitulado “Desafios dos Professores para Mediação Pedagógica de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente ... -
Escola municipal de aprendizagem industrial: uma proposta de formação profissional para jovens e adultos em Santa Maria – RS
(2019-12-16)Este trabalho é um estudo de caso e buscou compreender o processo histórico de encampação da Escola da Rede Ferroviária Federal, em 1997, pelo poder público municipal de Santa Maria e sua relação com a implementação, na ... -
Trajetos formativos e significações da docência na educação profissional técnica de nível médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
(2020-01-31)O presente trabalho, intitulado “Trajetos Formativos e significações da Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul”, insere-se na linha de pesquisa Formação ... -
A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução
(2017-07-25)Este trabalho constitui-se em uma dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente integrando a Linha de Pesquisa ... -
Auto (formação) e saberes de docentes de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio
(2021-01-29)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ... -
O trabalho das professoras de educação especial na educação profissional e tecnológica
(2023-03-16)Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), dentro do contexto da linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. A construção ... -
Caminhos, possibilidades e perspectivas da EJA EPT na rede federal de ensino no estado do Rio Grande do Sul (RS)
(2022-10-07)O estudo, CAMINHOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EJA EPT NA REDE FEDERAL DE ENSINO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), apresenta-se como dissertação do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do ... -
A resolução de problemas e a experimentação: metodologias para o ensino de química na educação profissional e tecnológica
(2019-08-26)Este trabalho apresenta os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria na Universidade Federal ... -
Formação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiência
(2022-10-03)O trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. ... -
Educação postural: um estudo de suas contribuições para a saúde do trabalhador-estudante do PROEJA
(2019-06-17)A presente pesquisa insere-se na linha de Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica e foi realizada junto ao Grupo Transformação – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico ... -
Do bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docente
(2017-07-18)Esta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial ... -
Existência e permanência: um estudo das mulheres na educação profissional e tecnológica
(2021-01-25)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. ...