Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 437-456 of 872
-
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças
(2003-06-11)A presente dissertação visa a discutir a proposta de Filosofia para Crianças do professor norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal é o de repensar os ditames da racionalidade, a partir de uma visão filosófico ... -
As (im)possibilidades da inclusão na educação superior
(2010-12-10)A presente pesquisa discorre sobre as ações relacionadas ao processo de inclusão das pessoas com deficiência que tiveram seu acesso pela implantação de Cotas junto ao Programa de Ações Afirmativas no seu primeiro ingresso ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
(2010-03-30)Este trabalho visa pensar os problemas do ensino de Filosofia a partir do conceito de imagem do pensamento formulado por Gilles Deleuze, sendo imagem a orientação que o pensamento dá a si mesmo. Esta orientação provém ... -
Imagens estruturadoras na formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no curso de Pedagogia
(2006-10-31)A pesquisa em questão privilegia o estudo das imagens e a formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no Curso de Pedagogia da URI - Santiago/RS/Brasil. A primeira fase da pesquisa constituíu-se de ... -
Imagens na educação: um estudo sobre a(s) concepção(ões) de natureza em anúncios publicitários
(2008-05-09)Pensando na expressiva presença das imagens publicitárias em nosso cotidiano, propusemos essa pesquisa tendo por objetivo aprofundar a compreensão dos significados de anúncios publicitários com imagens de natureza através ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
O imaginário na história de vida do professor de matemática
(2005-03-24)Vivemos a crise dos paradigmas científicos porque nossas leituras da realidade, até então inquestionáveis, tornaram-se insuficientes. É o fim das certezas absolutas. Todas estas inquietações me impulsionaram a realizar ... -
O imaginário sobre drogas na formação docentes: o que se sabe, o que se fala e o que se faz
(2007-12-10)A questão das drogas, na atualidade, vem sendo subordinada a dois eixos: saúde e segurança. Esses eixos a cada dia se especializam mais, ligando suas ações a peritos e especialistas, reduzindo e limitando o conhecimento ... -
Imaginário social e formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual
(2018-07-16)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, realizada no Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como objetivo ... -
Imaginário, memória e linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da língua portuguesa
(2004-06-22)O trabalho Imaginário, Memória e Linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da Língua Portuguesa vinculase à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da UFSM e ao ... -
Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
(2016-08-30)Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo ... -
Imaginários e saberes docentes na escola inclusiva: um estudo dos processos de formação e autoformação
(2005-04-15)Este trabalho se insere na linha formação de professores e apresenta a pesquisa realizada com três professoras de ensino fundamental que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino ... -
O imperativo da cultura surda no plano conceitual: emergência, preservação e estratégias nos enunciados discursivos
(2011-03-28)Este trabalho toma a centralidade da linguagem para compreender como se constituem os processos da conceituação do termo cultura surda , uma vez que este vem tomando status de verdade e realidade cada vez mais forte no ... -
Implicações da cultura de participação do trabalho cooperado dos sem-terra assentados na gestão da escola: a gestão escolar como reflexo da realidade
(2010-05-31)Tendo como referência uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Sul, localizada em assentamento proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, este trabalho tem como objetivo ... -
Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
(2022-12-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores ... -
A importância da inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos de educação física escolar a partir do conteúdo capoeira
(2004-03-22)Este estudo propõe-se a analisar pedagogicamente a capoeira para sistematizá-la enquanto conteúdo escolar na disciplina de Educação Física, construindo uma possibilidade de inclusão da cultura-afro na escola. Neste sentido, ... -
A in-visibilidade das danças urbanas nos cursos de licenciatura em dança no Brasil
(2021-09-10)A presente dissertação de mestrado entrecruza as temáticas danças urbanas e formação de professores de dança dentro do ensino superior. Buscou compreender como ocorrem os processos de IN-visibilização das danças urbanas ... -
Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
(2015-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à ...