Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 437-456 of 856
-
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
O imaginário na história de vida do professor de matemática
(2005-03-24)Vivemos a crise dos paradigmas científicos porque nossas leituras da realidade, até então inquestionáveis, tornaram-se insuficientes. É o fim das certezas absolutas. Todas estas inquietações me impulsionaram a realizar ... -
O imaginário sobre drogas na formação docentes: o que se sabe, o que se fala e o que se faz
(2007-12-10)A questão das drogas, na atualidade, vem sendo subordinada a dois eixos: saúde e segurança. Esses eixos a cada dia se especializam mais, ligando suas ações a peritos e especialistas, reduzindo e limitando o conhecimento ... -
Imaginário social e formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual
(2018-07-16)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, realizada no Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como objetivo ... -
Imaginário, memória e linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da língua portuguesa
(2004-06-22)O trabalho Imaginário, Memória e Linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da Língua Portuguesa vinculase à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da UFSM e ao ... -
Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
(2016-08-30)Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo ... -
Imaginários e saberes docentes na escola inclusiva: um estudo dos processos de formação e autoformação
(2005-04-15)Este trabalho se insere na linha formação de professores e apresenta a pesquisa realizada com três professoras de ensino fundamental que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino ... -
O imperativo da cultura surda no plano conceitual: emergência, preservação e estratégias nos enunciados discursivos
(2011-03-28)Este trabalho toma a centralidade da linguagem para compreender como se constituem os processos da conceituação do termo cultura surda , uma vez que este vem tomando status de verdade e realidade cada vez mais forte no ... -
Implicações da cultura de participação do trabalho cooperado dos sem-terra assentados na gestão da escola: a gestão escolar como reflexo da realidade
(2010-05-31)Tendo como referência uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Sul, localizada em assentamento proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, este trabalho tem como objetivo ... -
Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
(2022-12-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores ... -
A importância da inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos de educação física escolar a partir do conteúdo capoeira
(2004-03-22)Este estudo propõe-se a analisar pedagogicamente a capoeira para sistematizá-la enquanto conteúdo escolar na disciplina de Educação Física, construindo uma possibilidade de inclusão da cultura-afro na escola. Neste sentido, ... -
A in-visibilidade das danças urbanas nos cursos de licenciatura em dança no Brasil
(2021-09-10)A presente dissertação de mestrado entrecruza as temáticas danças urbanas e formação de professores de dança dentro do ensino superior. Buscou compreender como ocorrem os processos de IN-visibilização das danças urbanas ... -
Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
(2015-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à ... -
A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
(2014-01-06)Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, ... -
Inclusão digital na educação infantil: culturas infantis nas culturas contemporâneas
(2016-08-30)O avanço tecnológico dos últimos anos tem provocado uma profunda inquietação social referente à inclusão da cultura digital. Neste sentido, a escola, enquanto promotora social do desenvolvimento humano, não poderá negar ... -
A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância
(2014-04-04)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo considerou como objetivo: analisar como o Curso de Graduação ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ... -
A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente
(2014-03-10)Este estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser ... -
Inclusão no IF Farroupilha Campus Santo Augusto: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos
(2017-09-05)O presente estudo se insere no campo de investigação das políticas de inclusão implementadas nos Institutos Federais de Educação Profissional no Brasil e especificamente no Instituto Federal Farroupilha e pode ser inscrito ...