Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 701-720 of 856
-
O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira
(2006-06-23)O Projeto Januário da Cunha Barbosa, apresentado ao Parlamento Nacional em 1826, representa a origem da Escola de Primeiras Letras no Brasil e deste projeto resultou o Decreto de 15 de outubro de 1827. Este trabalho ... -
Projeto político-pedagógicos: espaço de (re)construção profissional docente em uma perspectiva humanizadora
(2015-08-27)Neste texto, abordo a centralidade do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como grande articulador da cotidianidade escolar, como instrumento da inovação na escola e como um potencial articulador da formação permanente dos ... -
Projetos e grupos pesquisa na formação inicial: um estudo a partir das significações imaginárias
(2008-04-10)Essa pesquisa buscou olhar para as representações sociais construídas pelos alunos de graduação dos cursos de Educação Especial e Pedagogia, que participaram de projetos e grupos de pesquisa no Centro de Educação da ... -
Projovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do programa para a permanência dos jovens no meio campesino
(2015-04-17)A dissertação ProJovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do Programa para a permanência dos jovens no meio campesino , acompanhou os jovens egressos do ProJovem Campo Saberes da Terra, da ... -
Uma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistas
(2015-06-19)A igualdade há de ser vista como um direito a ser garantido pelo Estado de forma proporcionalmente equivalente aos diferentes cidadãos; igualdade significa que cada pessoa possa ser diferente, e ao mesmo tempo ser assistida ... -
Propostas de educação inclusiva dos institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos
(2012-05-28)A presente dissertação de mestrado teve como finalidade compreender as propostas de educação inclusiva nos documentos orientadores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul ... -
Prospecções à autenticidade: o uso do mito grego como possibilidade de se pensar o (docente)feminino
(2008-05-02)Neste trabalho se propõe desenvolver uma reflexão sobre em que medida o uso do mito como metáfora para se pensar sobre o feminino, pode limitar ou potencializar o trabalho docente. A temática culpa X mulher na história ... -
O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
(2014-04-04)Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem ... -
Psicanálise, educação e formação inicial de professores: desafios, articulações e contribuições possíveis
(2017-05-30)Esta pesquisa aborda possibilidades e desafios concernentes à articulação entre as áreas da Educação, da Psicanálise e Formação Inicial de Professores. Objetiva, principalmente, compreender de que forma ... -
Psicose infantil e educação: a interface de um porvir
(2010-03-29)A produção teórica acerca dos enlaces existentes entre psicose infantil e Educação Especial é recente. Educadores, pais e profissionais de saúde ainda se deparam com significativas dificuldades relacionadas aos processos ... -
A qualidade da gestão educacional democrática a partir de um estudo comparado dos sistemas municipais de ensino da região AMCENTRO/RS
(2021-03-25)Este trabalho contextualiza-se no âmbito das discussões sobre os Sistemas Municipais de Ensino da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS), Brasil. É uma pesquisa de mestrado em Educação produzida no ... -
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
(2016-07-29)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada ... -
Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto) biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria - RS
(2017-12-21)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa em Educação e Artes-LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva compreender como a metodologia de ensino do professor ... -
O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
(2017-01-04)Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996, que ... -
O que duas professoras que atuaram no ensino rural têm para nos contar? Lembranças de vida, histórias sobre alfabetização e trajetórias pessoais e profissionais
(2010-03-05)Este trabalho é uma pesquisa que compôs esta Dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e que buscou uma aproximação com as histórias de ... -
O que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadas
(2022-12-19)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como ... -
Quem escondeu o ritmo oculto? Um estudo de caso comparado entre o ritmo escolar no Brasil e França
(2018-08-07)O estudo desenvolvido versou sobre o termo Ritmo Escolar, entendendo este como um componente curricular que trata do funcionamento temporal Formal, Real e Oculto da escola. O objetivo foi de, a partir de um Estudo de Caso ... -
“Quem vai? Quem fica? E o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil e o programa proinfância em um município da região central do RS
(2014-07-11)A dissertação desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, tem sua centralidade na ... -
Questionando o papel dos especialistas em educação frente à democratização da gestão
(2006-07-28)Neste trabalho, o autor investiga, dentro da área da gestão escolar, os especialistas técnicos que integram a equipe diretiva da escola (administrador escolar, supervisor e orientador educacional), funções estas que foram ... -
A química na EJA: ciência e ideologia
(2007-05-28)O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho tem levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos o imaginário de que a escolarização média é fundamental ...