Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 743-762 of 868
-
A relação pedagógica e o enfrentamento dos conflitos e das violências na escola
(2012-03-19)O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Esta investigação, cujo tema é a ... -
A relação pedagógica em sala de aula: um estudo sobre o fracasso escolar e a construção da autonomia
(2010-08-16)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo insere-se ao Grupo de Pesquisa ... -
A relação pedagógica na prática escolar de educação física, seus condicionantes e suas implicações na construção da autonomia moral dos discentes do ensino fundamental
(2013-07-23)A presente pesquisa de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. O tema deste estudo é ... -
As relações com o saber/aprender dos jovens do ensino médio em situação de abandono escolar
(2015-08-28)Buscar compreender o jovem em situação de abandono, dando voz a ele, significa levar em consideração um sujeito que se relaciona com o mundo, que possui uma história que é, ao mesmo tempo, singular e coletiva; um sujeito ... -
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS
(2009-08-19)Este trabalho refere-se ao processo pedagógico-musical como um fato social total nas aulas de música que se desenvolvem na Escola/Núcleo Julieta Ballestro localizada no Presídio Regional de Santa Maria RS/ Brasil. Tendo ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
Relações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA
(2015-10-26)Conforme a literatura, as influências de possuir um irmão com TEA na família pode trazer implicações tanto positivas quanto negativas para as relações fraternas. Os estudos revisados apontam, entre outros, que irmãos ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura
(2013-03-22)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em escolas públicas de educação básica
(2012-08-13)Nesta pesquisa, buscamos compreender as repercussões em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB) das atividades realizadas nos subprojetos desenvolvidos no âmbito dos projetos institucionais PIBID/CAPES/UFSM. Para isso, ... -
Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
(2020-09-11)Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos ... -
Repertórios musicais em cursos de Pedagogia: narrativas de professoras formadoras
(2020-12-11)A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). A ... -
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
Representações de professores sobre materiais didáticos impressos: EaD na Educação Especial
(2007-06-29)Buscamos nas décadas de 60 e 70, época em que houve uma intensa utilização do recurso educacional material didático, subsídios para compreender o que nos traz a produção de material didático na EaD hoje. Vivíamos numa ... -
Representações e saberes de professoras que atuam na educação de jovens e adultos em escolas municipais de Santa Maria - RS
(2008-04-04)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Com o desenvolvimento deste trabalho, procurei aproximar-me, das ... -
Representações sobre a leitura e a escrita na formação de professores: uma pesquisa com professoras dos anos iniciais
(2008-06-30)A Dissertação de Mestrado intitulada Representações sobre a Leitura e a Escrita na Formação de Professores: uma pesquisa com Professoras dos Anos Iniciais vincula-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
(2007-03-29)Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, ... -
As representações sociais do professor de artes visuais no ensino médio e sua relação com a construção do conhecimento artístico do aluno
(2008-04-14)A presente investigação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tendo como objetivo principal analisar como se configuram ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ...