Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 793-812 of 856
-
Tecendo os fios das memórias de infância no processo criativo docente: um estudo com professoras de artes visuais da Casa de Cultura de Santa Maria
(2008-02-21)A referida dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Neste sentido, teve-se como objetivo principal ... -
Tecer a vida com música: narrativas de adultos acerca de sua formação ao longo da vida
(2022-12-15)A dissertação apresentada tem como tema o estudo da música na vida adulta. Para tal, foram tomadas referências de Gadotti (2016), Ireland (2019) e Kallen (1996) sobre educação e aprendizagem ao longo da vida, além de ... -
Tecitura poeticopedagógica: a palavra como presença no processo de criaçao em dança
(2017-12-01)Esta dissertação propõe-se à descrição da construção de uma pedagogia do processo criativo em dança, a partir da relação movimento dançado e palavra. A pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo narrativa, parte das ... -
Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
(2023-08-31)A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas ... -
As tecnologias de informação e comunicação e o atendimento escolar no ambiente hospitalar: o estudo de uma aluna hospitalizada
(2008-03-24)O presente trabalho faz parte do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está inserido na linha de pesquisa da Educação Especial. O atendimento escolar no ambiente hospitalar e as tecnologias de ... -
A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola
(2004-09-30)O trabalho A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola, desenvolveu-se junto ao GEPECIM - grupo de estudos e pesquisas em educação científica, tecnológica e ... -
Tempo de quê?: as percepções das crianças sobre o tempo escolar na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2016-01-13)Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo de ... -
Tempos na formação docente: entre o identitário e o imaginário
(2013-04-30)A presente dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Esta ... -
Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
(2006-05-26)Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. ... -
A teoria das inteligências múltiplas e sua relação com o processo de ensino e aprendizado do desenho: um estudo com adolescentes
(2005-08-29)Esta pesquisa, na linha em Educação e Artes, teve como objetivo analisar e verificar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner através do Desenho de Observação. Nessa perspectiva, preferiu-se trabalhar ... -
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática
(2012-04-27)Esta pesquisa propõe refletir a respeito dos saberes teóricos e práticos envolvidos ao longo da formação do pedagogo na Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM, buscando compreender, à luz da teoria do reconhecimento ... -
Territórios da formação docente: o entre-lugar da cultura
(2007-06-30)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O ... -
Textos de divulgação científica no ensino de física moderna na escola média
(2002-03-12)Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas para a introdução de física moderna e contemporânea na Escola Média tendo como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores ... -
Tornando-se educador: reflexões sobre aprendizagens numa banda de música militar
(2023-06-28)Esta dissertação apresenta uma pesquisa narrativa que investiga as reflexões de um músico durante sua transição para o papel de educador na Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O objetivo do estudo é refletir ... -
Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis
(2014-06-10)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
O trabalho de pedagogas nos cotidianos de uma escola de educação infantil: sentidos e historicidade
(2013-07-31)A presente dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria, visa a socializar as reflexões realizadas a partir da análise de entrevistas e observações ... -
Trabalho docente articulado: a relação entre a educação especial e o ensino médio e tecnológico
(2013-02-15)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A dissertação apresenta a proposição do trabalho ... -
Trabalho docente: uma análise da produção do GT trabalho e educação da ANPED
(2009-02-27)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo teve suas ... -
O trabalho dos professores na escola e a busca por excelência: um estudo sobre mecanismos de avaliação
(2013-07-24)A educação brasileira, em especial no âmbito escolar, passa por diferentes processos de avaliação, principalmente através de provas realizadas com estudantes dos diferentes níveis de ensino. Em decorrência, há a crença que ... -
Trabalho dos professores: considerações sobre linguagem e experiência
(2012-04-27)Em tempos de rápidas transformações econômicas, científicas e tecnológicas, faz-se necessário repensar os conceitos e práticas vividas. Neste contexto social, percebe-se que o trabalho passa por transformações na sua ...