Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 158-177 of 856
-
Corpos que romperam o silêncio e (res) significaram uma experiência: o teatro na formação inicial de professoras
(2008-03-24)Esse trabalho se inscreve na linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e teve por objetivo investigar as representações que as acadêmicas do Curso de Pedagogia Diurno possuíam em relação ao teatro tanto antes ... -
O cotidiano na educação infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês
(2018-01-23)A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
A criança surda e a escola bilíngue: discursividades sobre a infância surda
(2022-12-12)Esta dissertação foi produzida sob a linha de pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Provocada pelo problema de pesquisa - É ... -
Crianças índigo e com altas habilidades/superdotação: aproximações e distanciamentos no contexto educativo
(2013-04-16)O contexto educacional, mais precisamente o escolar, tem sido palco de diversas discussões, tanto no que concerne às metodologias de trabalho, didática e políticas públicas, quanto em relação aos sujeitos que compõem tal ... -
Criatividade: caminho desenhante para altas habilidades/superdotação do adolescente em conflito com a lei
(2010-03-23)A presente investigação científica teve como suporte basilar as experiências que vivenciei com os adolescentes em conflito com a lei e a necessidade que o querer investigativo suscitou, logo, propus-me pesquisar a temática ... -
A cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSM
(2017-08-04)Esta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Cultura e currículo como fio de leitura da reformulação curricular do curso de pedagogia diurno da UFSM
(2019-10-30)Estes escritos representam a conjuntura da pesquisa de mestrado em Educação (PPGE/UFSM), junto aos grupos Gestar/CNPq e Rizoma/CNPq. Diante de discursos voltados para as múltiplas identidades, das constantes lutas dos ... -
Cultura e identidade surda no discurso curricular e seus efeitos na docência de professores formados no curso de Letras/Libras - Polo UFSM
(2013-03-25)A presente pesquisa tem por objetivo principal problematizar a relação estabelecida entre o discurso curricular do curso de Letras/Libras (Polo UFSM) e a produção de identidades surdas docentes no campo da Educação de ... -
A cultura escolar e a formação docente – agentes determinantes do sucesso discente
(2002-03-27)Este estudo busca descrever como a cultura escolar influencia no resultado da aprendizagem (sucesso/fracasso) dos alunos. Tendo em vista que esta questão vem sendo discutida e os componentes que a integram têm significado ... -
A cultura informática livre no espaço escolar-universitário
(2005-11-28)Este estudo corresponde à realização e analise de uma prática escolar investigativa, dialógico-problematizadora e desafiadora, onde se estuda como a cultura informática livre pode potencializar mudanças na prática educativa ... -
A cultura visual no âmbito escolar: uma viagem a Dilermando de Aguiar/RS
(2009-08-21)A referida dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Concebe como objetivos investigar como as ... -
O currículo como construtor do desenvolvimento humano em sua integralidade: inovações e transformações
(2021-09-11)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
O currículo e a inclusão na educação superior: ações de permanência nos cursos de graduação da UFSM
(2014-06-30)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que balizou esta pesquisa refere-se ... -
O currículo escolar e a construção da cultura escrita na alfabetização: um estudo voltado para o 1° e 2° anos do ensino fundamental
(2008-06-16)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Currículo, ensino e práticas escolares , do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como foco compreender a organização do currículo ... -
Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa
(2016-08-12)A pesquisa abordou questões relacionadas às Políticas Públicas e Práticas Escolares e seus desdobramentos no campo da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, tendo como metodologia o estudo ... -
O currículo na educação de jovens e adultos: investigando as significações sociais elaboradas pelo educador
(2007-05-07)Essa pesquisa de pós-graduação está vinculada à linha de Currículo, Ensino e práticas escolares. A mesma está pautada numa dimensão qualitativa e partiu da utilização de entrevistas semi-estruturadas e relatos autobiográficos ... -
O curso de licenciatura em educação física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência
(2010-03-31)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo compreender a articulação das ações formativas do curso de Licenciatura em Educação ... -
O curso de Licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM ... -
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
(2015-08-11)A presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, ... -
Cyberbullying e ambiência escolar: os adolescentes e seus professores convivendo na cultura digital
(2014-04-14)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como tema central a ...