Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Cunha, Jorge Luiz da"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 50
-
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ... -
Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
(2015-07-30)A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, ... -
Gestão democrática do ensino público: narrativas sobre a escolha do diretor e a constituição do conselho escolar na autonomia da escola
(2012-12-17)O presente trabalho traz uma reflexão sobre o início da Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul, destacando o processo de constituição dos Conselhos Escolares e da escolha dos diretores das escolas ... -
"Escola aberta para a cidadania": o desafio da educação e as experiências do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso - Santa Maria/RS
(2010-04-13)Este trabalho apresenta um estudo sobre educação e cidadania e a relação estabelecida a partir das práticas escolares para a construção de uma escola promotora de vivências cidadãs, que possibilitem a formação de cidadãos. ... -
Políticas educacionais para diversidade sexual e de gênero: limites e possibilidades para a promoção da equidade social
(2017-11-21)A presente dissertação tem como temática as políticas públicas e as práticas escolares relacionadas à diversidade sexual e de gênero na Educação Básica, na qual foi feita uma investigação qualitativa utilizando-se da ... -
O plural e o singular: o ensino de História entre a formação de professores e o sujeito que narra
(2013-04-05)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Nosso objetivo é pesquisar, através da ... -
Professores homens: por uma ressignificação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-05-26)A presente dissertação insere-se à linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender em que medida as representações ... -
Práticas pedagógicas de professores de história durante o Regime Militar em Santa Maria, RS, (1964-1985)
(2002-07-23)Esta dissertação teve por objetivo investigar, no âmbito da História da Educação brasileira, como se constituíram as relações de poder entre o autoritarismo militar brasileiro em suas diferentes expressões, como a censura, ... -
Educação em direitos humanos: um desafio global em uma perspectiva local
(2016-10-14)Educar em Direitos Humanos além de estar entre os princípios e metas da educação no Brasil tem sua obrigatoriedade fixada na legislação, devendo ser inserida nos projetos, planos e materiais de ensino em todos os níveis e ... -
Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento
(2011-09-06)A presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Práticas educativas e as inter-relações no ensino de história: metodologias ativas em sala de aula através da educação histórica
(2023-04-27)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é realizar uma análise sobre o Ensino de ... -
O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral
(2015-08-10)A pesquisa teve, como objetivo mais amplo, verificar, analisar e identificar nas práticas escolares, elementos indicadores de uma educação mais voltada para o desenvolvimento humano e para a formação integral do aluno, ... -
Direitos humanos e ações afirmativas: o (des)velar dos caminhos para a igualdade no ensino superior
(2016-08-18)Nesta dissertação analisamos as legislações humanitárias internacionais e brasileiras em busca dos conceitos e determinações para a igualdade, focada nas Ações Afirmativas e nos Direitos Humanos para os Negros no Ensino ... -
Narrativas (auto) biográficas de jovens negros: compreensões sobre o processo de escolarização
(2016-08-05)Este trabalho faz uma abordagem do tema educação com a diversidade étnica inserida no espaço escolar, buscando compreensões acerca da realidade escolar vivenciada por pessoas afrodescendentes. O estudo objetiva compreender, ... -
O sujeito da psicanálise e as (im) possibilidades da gestão democrática na educação escolar
(2009-11-25)A pesquisa desenvolveu, em uma perspectiva psicanalítica, análises acerca das relações entre o sujeito da Psicanálise e a gestão democrática. Partiu-se da seguinte problematização: considerando o sujeito da Psicanálise, ... -
Educação de jovens e adultos: fragmentos de práticas ou práticas em fragmentos?
(2008-05-28)Neste estudo temos por objetivo problematizar a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atentando para a influência da história de vida e da formação acadêmica nas práticas escolares dos educadores. Para tanto, ... -
Ações afirmativas: a igualdade e o acesso pleno à educação superior dos grupos sociais historicamente excluídos
(2014-05-19)A presente pesquisa objetiva analisar, a partir de um estudo interdisciplinar, que correlaciona Direito, Educação, Sociologia, e outras áreas afins, o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de ... -
Uma experiência de formação continuada de professores no cotidiano escolar. Um estudo de caso
(2004-08-26)Este estudo procurou conhecer os resultados da experiência com a formação continuada de professores, realizada pelo Colégio Estadual Tancredo Neves escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria-RS ... -
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida
(2005-03-23)Este trabalho apresenta uma metodologia de análise da vontade de potência de educadores mediante a narração de suas histórias de vida. Para tanto, foram entrevistados três educadores com larga experiência docente, deixando-os ... -
Filhos de professores = profissão professor?
(2004-03-19)Esta pesquisa traz as indagações feitas no desenrolar da escrita da minha história de vida, bem como o seu relacionamento com as problemáticas da linha de pesquisa de formação de professores. Como aluna especial do ...