Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Recent submissions
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Egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM: os desafios da iniciação na carreira docente
(2020-12-01)Este estudo investiga os desafios de professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM, ao inserir-se na carreira docente. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas ... -
Alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social: desafios à gestão do trabalho pedagógico
(2021-02-05)Esta pesquisa tem como foco os desafios da gestão do trabalho pedagógico no processo de alfabetização em Instituições que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Vincula-se a Linha de Pesquisa 2 – Gestão ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
(2020-10-27)A presente Dissertação de Mestrado Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propõe o tema “Era uma vez o Ateliê: Uma ... -
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM
(2022-02-22)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal entender como os estágios não ... -
Recriando a educação infantil em tempos de pandemia Covid 19
(2022-05-27)Os objetivos desta pesquisa são refletir sobre as brincadeiras e as culturas infantis na turma em que atuo como docente, de modo a qualificar minha proposta de trabalho na Educação Infantil. Também busco compreender o ... -
Educação escolar de pessoas com deficiência visual: a prática docente em evidência
(2020-06-25)Esse estudo, é vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Gestão Pedagógica e Contextos ... -
O processo de inclusão na educação infantil: estudo de uma escola do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-03-04)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e surgiu ... -
Saberes necessários à compreensão e implementação da Lei n⁰ 11.645 /08 no contexto da educação pública municipal de São Pedro do Sul
(2022-02-28)Esta pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa II: Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O tema dissertativo ... -
Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança em Agudo/RS: processos de documentação pedagógica na creche
(2022-02-23)A presente pesquisa investigou quais vivências possibilitam observar processos democráticos potencializadores da prática pedagógica na escola da infância, a partir da documentação produzida nos últimos 5 anos na Educação ... -
A educação do campo em Caçapava do Sul: experiências que se produzem na historicidade
(2022-02-24)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional), na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). A mesma tem inserção no Grupo ... -
Movimento intercultural curricular para políticas de formação de professores em contexto indígena: territórios, resistências e reconhecimento
(2022-02-15)O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da formação de professores indígenas, considerando um movimento de políticas para a educação escolar indígena. Tem-se como problemática: como é possível configurar uma ... -
Do plantio à colheita: formação em extensão universitária para TAEs no CCR
(2022-02-25)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP2 ... -
Guia (in) formativo para profissionais da educação: desdobramentos à gestão da Secretaria de Educação do município de Santa Maria
(2022-02-15)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa de Políticas de Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, e se refere ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ... -
A educação infantil (4 e 5 anos de idade) no contexto das escolas de ensino fundamental do município de São Pedro do Sul/RS: estão sendo garantidos os direitos da criança nessa primeira etapa da educação básica?
(2022-02-22)Esta dissertação de mestrado inseriu-se na linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
(2022-02-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do ... -
Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria
(2022-03-09)A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas ... -
Índices para que te quero: o bloco alfabetizador e sua implicação ao trabalho pedagógico
(2022-02-10)O presente estudo vincula-se ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação objetivou compreender as implicações ...