Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Envíos recientes
Mostrando ítems 61-80 de 190
-
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
(2022-03-04)This work is part of a master's research, linked to the MPS (Master of Professional Studies) in Public Policy and Educational Management at the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria in ... -
Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
(2022-03-11)Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
(2022-08-19)Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos ... -
Avaliação e impacto social de cursos na pós-graduação: perspectivas de egressos dos mestrados profissionais da UNIPAMPA – campus Bagé
(2022-01-31)Esse estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dentro da Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão ... -
Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula
(2022-08-04)A presente dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa (LP2) Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação da Universidade Federal ... -
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
A linguagem teatral no AEE como prática de inovação interdisciplinar: narrativas de experiências de uma professora junto com alunos do ensino fundamental
(2020-10-09)Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa, aborda a temática da relação entre o Teatro e a Educação Inclusiva nos Atendimentos ... -
Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
(2020-10-27)Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Violência na/da escola: entre análise de práticas escolares e produção de sujeitos
(2020-10-20)Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), articulada com os estudos sobre políticas de ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
O programa Rede de Escolas Associadas da Unesco e suas implicações na gestão administrativa e pedagógica da escola: estudo de caso em uma escola de educação infantil da rede municipal de Santa Maria/RS
(2020-12-09)Esta dissertação, desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, tem como objetivo geral analisar o impacto do programa Rede de Escolas Associadas, ... -
A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Santa Maria: uma análise do auxílio à aquisição de material pedagógico
(2020-08-04)O presente trabalho do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta como temática a assistência estudantil ... -
As competências socioemocionais na política curricular da BNCC: desdobramentos na formação de professores
(2021-03-08)Esta dissertação do Curso de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade ... -
Impacto social do mestrado profissional na formação permanente dos professores da rede municipal de Santa Maria – RS: contribuições dos egressos do PPPG/UFSM
(2020-12-16)O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e ... -
(Re)articulação do planejamento estratégico e a gestão participativa no contexto escolar
(2021-02-12)Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, abordando a temática do Planejamento Estratégico na ... -
Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
(2020-09-03)Esta Dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP2) - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem ... -
Gira...gira...girassol: movimentos de construção de diretrizes curriculares para a educação do campo no sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS
(2021-02-11)Esta Dissertação de Mestrado Profissional está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM, intitulada: “Gira...Gira...Girassol: Movimentos de construção de Diretrizes Curriculares ... -
Organização do trabalho escolar no processo de implementação da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho: limites e possibilidades
(2021-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo estudar o processo de construção de propostas pedagógicas pelo coletivo de professores no âmbito da Reestruturação Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ... -
Inclusão escolar: desafios para a equipe gestora
(2021-05-31)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Política Públicas e Gestão Educacional, foi elaborado com o objetivo de conhecer as estratégias ...