Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Recent submissions
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Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ... -
O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior
(2023-01-27)O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi ... -
[Re]significação da educação infantil no projeto político-pedagógico da EMEF professor Adelmo Simas Genro
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica do Mestrado Profissional, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e de Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
Avaliação para as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Maria
(2023-01-13)Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), da Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Memórias de uma equipe diretiva na pandemia da Covid-19: grupo dialogal como estratégia para a gestão escolar
(2022-12-14)Esta dissertação de Mestrado está vinculada ao grupo de pesquisa Docência, Escola e Formação de professores (DOCEFORM) e ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Organizacional, da Universidade Federal ... -
Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
Prova Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentes
(2017-08-16)Este trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da ... -
Políticas curriculares para educação do campo: um olhar sobre a rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul
(2022-12-13)Esta dissertação, da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica – LP1, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: artefato digital como possibilidade de desenvolvimento da identidade e da cultura da pessoa surda gaúcha
(2022-11-09)As Políticas Públicas voltadas a Educação Inclusiva representam um avanço civilizatório quando o assunto é garantia de direitos e cidadania das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como tema central as Políticas ... -
Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
(2022-12-12)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a ... -
O professor de língua inglesa na educação infantil: narrativas de formação e re(significação)
(2022-12-15)Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) – Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Gestão ... -
Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional: um estudo com trabalhadores pesquisadores
(2022-02-09)Esta pesquisa tem como foco os desafios e as vulnerabilidades enfrentadas pelos estudantes do mestrado profissional no percurso de sua formação no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. ... -
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
Adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolar
(2022-10-10)Ao pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
Ambiências bioecológicas sustentáveis na práxis pedagógica (auto)formativa do professor do CEI casa da criança
(2022-10-26)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2, Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
(2022-03-04)This work is part of a master's research, linked to the MPS (Master of Professional Studies) in Public Policy and Educational Management at the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria in ... -
Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
(2022-03-11)Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
(2022-08-19)Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos ...