Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Recent submissions
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Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
(2022-02-23)Esta pesquisa de Mestrado Profissional advém do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo geral compreender as Políticas Públicas ... -
Percursos e desafios na atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-02-23)O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e ... -
Práticas pedagógicas para alunos com transtorno do espectro autista: processos inclusivos no contexto escolar
(2022-03-04)Esta pesquisa está inserida na linha de Pesquisa de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem ... -
Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
(2021-12-18)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para ... -
Experiências e compreensões da docência com professoras de educação infantil pública de Santa Maria/RS
(2022-01-19)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal investigar a respeito das ... -
Reflexões sobre inclusão e formação docente de uma comunidade escolar da rede pública municipal de Santa Maria-RS
(2021-12-03)Concebendo uma perspectiva inclusiva de ensino como importante estratégia na tentativa de buscar uma solução para a problemática das evasões numa escola pública, a pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas ... -
Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
(2019-10-30)Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
Processos de implementação da BNCC na educação infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
(2021-03-03)Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho dissertativo é apresentado como requisito para a conclusão do Curso de ... -
Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica
(2021-02-08)Esta dissertação resulta de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
(2021-07-02)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão ... -
Diretrizes de qualidade para a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil
(2020-12-18)Esta dissertação, fruto de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Auto(trans)formação com professoras e professores na perspectiva da educação popular: o papel da escola e da gestão e os desafios do sistema educacional
(2021-09-30)Esta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação – UFSM. O estudo ... -
Gestão do conhecimento em uma biblioteca universitária: diagnóstico e proposições
(2018-12-18)A Gestão do Conhecimento é um método que objetiva criar um ambiente no qual as pessoas possam compartilhar, internalizar e aplicar o conhecimento para a melhoria dos processos e serviços. Nesse sentido, esta investigação ... -
Atuação da professora de educação especial em uma escola de educação básica
(2019-08-21)Esta dissertação apresenta os caminhos de uma investigação construída junto ao Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de ... -
Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
(2018-01-15)Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo ... -
Caminhos e perspectivas da coordenação de polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM
(2019-08-15)Este estudo foi produzido no contexto da Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em ... -
A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
(2019-08-30)Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar ... -
A organização do trabalho pedagógico: avaliações externas no bloco de alfabetização
(2019-10-17)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa nº 2 (LP 2), Gestão pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ... -
Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental?
(2019-09-27)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
(2019-08-16)O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de ...