Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Nível Profissionalizante
Recent Submissions
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A reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e os desafios da gestão curricular na garantia da formação integral: por uma proposta multidisciplinar para além da pedagogia tecnicista
(2023-11-19)A partir desta pesquisa, buscamos analisar a implementação do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, no município de São Pedro do Sul/RS, e seu impacto na garantia de uma formação integral ... -
Para um currículo inclusivo: plataforma colaborativa integrada às redes de apoio à gestão educacional/escolar no município de Santa Maria/RS
(2023-11-21)A presente investigação faz parte do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
O trabalho pedagógico para e com as infâncias em situação de vulnerabilidade social: projetos colaborativos em construção
(2023-11-17)Este estudo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, tem como temática Gestão ... -
Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
(2023-12-20)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ... -
O programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-12-18)O atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que ... -
A gestão em rede em territórios de vulnerabilidade social: círculos de diálogos com docentes gestoras
(2023-11-09)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado profissional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como objeto de investigação a ... -
A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
Desafios da inclusão na sala de aula comum: prática de ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Santa Maria
(2023-12-06)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal ... -
Políticas curriculares e educação antirracista: transgressões possíveis na educação básica
(2023-11-20)Este trabalho, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas em Gestão Educacional da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior aborda a temática Políticas ... -
Coordenação pedagógica na rede municipal de Alegrete-RS: diálogos auto(trans)formativos na formação permanente
(2023-11-20)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPG), Curso de Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha LP1 (Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS
(2023-12-12)Este projeto de pesquisa está ligado a LP1 do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos em Educação, ... -
Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
(2023-11-17)Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ... -
A parceria público-privada no acesso à educação infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS: impasses e contradições
(2023-11-01)Esta dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática das parcerias ... -
Política pública de assistência estudantil: acesso e permanência na casa do estudante universitário da UFSM
(2023-11-23)A pesquisa ora proposta foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/UFSM) na linha de pesquisa LP1: Políticas e gestão da ... -
Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
(2023-11-07)Este estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, e ao Grupo de ... -
Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2023-10-18)Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha ... -
(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
(2023-10-30)Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
A transdisciplinaridade imersa nos contos de fadas: a busca por uma educação infantil inovadora
(2023-10-10)Essa dissertação está vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria ...