Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 185
-
Faz Game: o jogo digital como ferramenta incentivadora da leitura e da escrita na sala de aula
(2021-11-09)Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar o desenvolvimento de um jogo digital, para incentivar e potencializar o ensino da leitura e da escrita, em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesse ... -
Ferramentas online de autoria e a prática educomunicativa de editoração no ensino de língua portuguesa
(2024-04-30)Esta pesquisa, vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, tem como objetivo analisar as diferentes práticas ... -
FJSU: um framework para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos
(2019-03-20)Atualmente, os jogos digitais acabam explorando o potencial de mobilidade dos dispositivos móveis, e adicionam recursos ubíquos, como conectividade com diversos tipos de sensores e dispositivos diferentes, além da adaptação ... -
Formação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisa
(2017-06-30)A presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, e traz, como ... -
Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional
(2021-02-19)Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, pretende, de modo geral, ... -
A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem do futsal
(2020-10-30)A presente pesquisa propõe-se desenvolver a temática da técnica inter-relacionada às questões táticas no futsal a partir das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Faz parte da Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de ... -
Gestão de bibliotecas universitárias híbridas e o uso de tecnologias em rede: um estudo de caso comparativo entre FURG e Unipampa
(2017-09-14)O presente estudo de caso é a dissertação de mestrado que tem como área de concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, e está inserida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias ... -
Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um Template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
(2018-11-09)A pesquisa analisou a inserção de um template para o recebimento de artigos enviados aos periódicos Educação (UFSM) e Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema ... -
Gestão pedagógica na educação a distância: abordagens e contribuições na formação de professores de línguas para atuar na EaD
(2015-07-22)A presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um ... -
Google sala de aula na formação inicial de professores: caminhos e desafios da educação 4.0
(2022-08-18)A educação do século XXI requer docentes que acompanhem o desenvolvimento da sociedade contemporânea, necessitando atualizar-se para explorar a tecnologia no seu potencial pedagógico e criar situações de aprendizagem ... -
A governança acadêmica e o uso de tecnologias em rede para a gestão educacional administrativa: o contexto da UFSM em foco
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Henrique e o Robô Dim: gamebook para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de educação financeira infantil
(2016-08-29)Atualmente, há um grande esforço dos governantes e instituições para promover a educação financeira no Brasil, impulsionado pelas políticas sociais e econômicas que vem sendo adotadas. Paralelamente a este movimento, há ... -
Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ... -
Identificação de alunos com tendência à evasão nos cursos de graduação a distância por meio de mineração de dados educacionais
(2018-06-12)A evasão é um dos grandes desafios constantes no contexto educacional em todas as modalidades. Por outro lado, o crescente aumento na quantidade de dados gerados por sistemas como Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem ... -
IFFARRHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de educação física
(2022-11-07)Este trabalho tem por objetivo apresentar e propor o uso de uma solução computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a saúde, ou Internet of Healthcare Things (IoHT), voltada para atividades ... -
Implantação de um repositório para produção acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Júlio de Castilhos
(2018-08-29)Com o mundo imerso em um cenário de constantes avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação, hoje tem-se a disposição as mais variadas formas de acesso à informação e conhecimento, possibilitando ao meio acadêmico ... -
Implementação das tecnologias educacionais na rede municipal de ensino de Santa Maria: desafios da continuidade
(2018-07-04)A presente pesquisa, elaborada na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso de Mestrado ... -
Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Inclusão digissocial de mulheres do campo a partir das mídias sociais
(2020-06-30)Quando se percebe que em plena era da informação ainda há exclusões que perpassam as questões econômicas, geográficas, sociais, e se colocam ampliadas por fatores compostos por questões de gênero e que nestas exclusões a ... -
Influência das tecnologias digitais no cotidiano do Assentamento Nova Conquista de Chiapetta RS
(2020-06-29)Esta pesquisa, que teve por finalidade, conhecer quais as tecnologias existentes e mais utilizadas pelos moradores do Assentamento de Nova Conquista da cidade de Chiapetta/RS, bem como saber se essas auxiliam no processo ...