Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por departamento "História"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 42
-
Pedagogia histórico crítica e educação histórica: contribuições para o ensino de história nas etapas 7,8 e 9 do EJA
(2016-09-16)O presente trabalho consiste em uma proposta de oficina construída a partir de uma pesquisa entre estudantes das etapas 7,8 e 9 do Ensino de Jovens e Adultos em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. ... -
Podcast: uma proposta de utilização para o ensino de história
(2022-09-14)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido ao longo do mestrado profissional em Ensino de História e buscou aplicar o podcast como uma possibilidade ao ensino de história, criando na escola o clube de história. O objetivo ... -
Ensino de História a partir de questões do Enem: avaliação e interculturalidade
(2020-04-06)O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído como política pública de ingresso ao ensino superior a partir de 2009, assim como os tradicionais vestibulares, acabam condicionando o ensino de História das redes ... -
Consciência histórica e transformações sociais: narrativas autobiográficas e o exercíco da cidadania através das aulas de história
(2018-08-08)Este trabalho buscou estabelecer conceitos plausíveis de cidadania, atrelado ao ensino de história. Buscou-se esclarecer o conceito de cidadania, através de discursos dos mais variados, e mesmo através da legislação ... -
A experiência socialista soviética no ensino de história
(2018-12-13)A pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem aos PCNs e se podem atender a atual ... -
Oficinas pedagógicas para formação continuada de professores em Triunfo - RS
(2018-07-27)Este trabalho visa apresentar os resultados das pesquisas bibliográficas e de campo e as intervenções propriamente ditas feitas com um grupo de professores da rede municipal de ensino de Triunfo/RS, através de oficinas ... -
Novos horizontes no ensino de História: desafios, tecnologias e a criação de um MOOC
(2024-03-27)A presente dissertação explora a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de História, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo como objetivo ... -
A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
(2024-06-25)Esta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma intervenção pedagógica a partir da problemática ... -
História da morte no século XIV: uma proposta para os ensinos de história e de idade média por meio de oficinas pedagógicas
(2021-01-25)O presente trabalho entrelaça reflexões acerca da história da morte, do morrer na Idade Média, da necessidade de abordar sobre o assunto no ambiente escolar e da atual pandemia de Covid-19. Parte-se do pressuposto que, ... -
A imagem da mulher “gaúcha”: desconstruindo o silêncio no universo escolar
(2021-02-04)Acreditamos na educação como ferramenta capaz de operar mudanças cognitivas e intelectuais, transformando a postura das pessoas e das relações sociais, produzindo um mundo mais justo e igualitário. Mas ao observar o dia a ... -
Entre Marias e Joões, muitas representações: o ensino de história e a construção das masculinidades e feminilidades nas revistas femininas nas décadas de 1940, 1950 e 1960
(2021-09-27)inscritas em nossa cultura e nos produtos que ela cria. Neste trabalho, serão analisadas as representações femininas e masculinas, ao longo das décadas de 1940, 1950 e 1960. Para isso, partiremos do material veiculado nas ... -
Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS
(2019-01-15)Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, ... -
Cartografando as visões de mundo: mapas paradidáticos para discutir o contato e a conquista
(2024-06-21)O Ensino pela Pesquisa sempre apresentou desafios para ser implementado na prática cotidiana escolar, destacando-se, entre estes, principalmente tempo de planejamento para realizar o levantamento de fontes primárias e ... -
A história de Arroio dos Ratos/RS no contexto da mineração: fundamental I
(2024-03-27)O presente trabalho “A História de Arroio dos Ratos no Contexto da Mineração: Fundamental I”, surge da necessidade de produzir um material que pudesse auxiliar os professores em sala de aula, buscando disponibilizar ... -
Gamificação no espaço escolar: o lúdico e o ensino de história no município de Três de Maio - RS
(2021-06-23)O presente artigo é o resultado de uma pesquisa-ação, com base nos pressupostos da pesquisa bibliográfica., documental e pesquisa aplicada, que teve como tema a gamificação, tendo sido realizada entre os anos de 2020 e ... -
Youtube para o ensino de história: tutorial para a seleção e utilização de audiovisuais
(2021-07-16)Frente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer ... -
O ensino de História nas séries finais do ensino fundamental: história local e memória
(2021-11-04)O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de um produto, que neste caso é um material paradidático, para ser aplicado em sala de aula com os alunos e também venha a ser ofertado a outros docentes que tenham ... -
Metodologias ativas no ensino de história: aprendendo e ensinando a partir da pesquisa
(2021-11-05)O presente material tem por finalidade compartilhar proposta metodológica, voltada ao ensino de História, fruto de experiência realizada previamente junto a uma escola da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul, região ... -
A formação docente continuada para datas comemorativas
(2018-12-21)O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ... -
As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil
(2018-12-12)Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado ...