Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por tipo "Tese"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 134
-
Uma proposta para o ensino de física nuclear
(2017-10-20)O presente trabalho trata da apresentação de defesa de Doutorado, em que abordamos uma proposta para a componente curricular Física Nuclear (FN) dos Cursos de Física da UFSM, a partir da reestruturação da disciplina Física ... -
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
A política de Accountability na educação básica e os efeitos da avaliação externa no ensino e na gestão escolar: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2019-06-17)As políticas neoliberais têm sido caracterizadas pela promoção de mecanismos de mercado no Estado, promovendo privatizações e competições entre serviços e empresas baseadas em princípios gestacionais preocupados com as ... -
Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
(2018-12-03)A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino ... -
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
Caracteres humanos utilizados no ensino dos padrões de herança mendelianos
(2017-10-27)O estudo de Genética Humana nas escolas é bastante recente, e a utilização dos caracteres humanos hereditários no ensino de padrões de herança tem sido vista como uma forma de introduzir o cotidiano nos processos de ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
(2023-07-19)Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento com qualidade desse processo, inicial ou continuado, ... -
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul
(2012-09-13)O ensino de ciências tem sido um desafio para a educação, pois os alunos não apresentam perceber a utilidade dos conteúdos ministrados nas aulas e os professores referem-se a dificuldades para desempenharem as suas atribuições ... -
Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
(2019-08-30)Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação
(2011-10-21)O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ... -
O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
(2017-08-04)Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, ...