Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por título
Itens para a visualização no momento 8-27 of 42
-
Educação de surdos e os espaços escolares
(2007-10-22)O presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
A Educação Física e a surdez
(2007-12)Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o ... -
A educação inclusiva e a informática: transformações e desafios das práticas pedagógicas
(2007-10)Este artigo tem por objetivo discutir a utilização da informática na educação inclusiva. Diante disto, abordaremos temas como: informática, educação e inclusão, presentes na sociedade atual, e, em muitas de nossas escolas, ... -
Educação inclusiva: quais reflexões devemos ter em mente para implantar uma educação inclusiva?
(2007-10-05)O presente artigo traz uma reflexão sobre a educação inclusiva, tendo como objetivo principal a compreensão em torno das diferenças, bem presentes no dia-adia da escola e o desafio de se promover uma transformação ... -
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
Formação continuada de professores para a inclusão: cursos de capacitação e a prática docente
(2007-11-23)Esse artigo pretende refletir e analisar as representações que os professores têm sobre os cursos de capacitação e sua influência na prática docente e como o educador pode oportunizar através de uma educação de real qualidade ... -
A formação do professor e sua relação na aprendizagem dos alunos
(2007)A reflexão sobre práticas educacionais, formação e transformação de metodologias nunca foi tão intenso como agora. Professores, pais e alunos, todos fazem parte desse processo de mudanças que ocorre no contexto educacional. ... -
O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
(2007)O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas ... -
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ... -
A importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo: contribuições da sala de recursos e suas metodologias para as adaptações curriculares
(2007)A Educação Inclusiva trouxe inúmeras reflexões, discussões e buscou criar situações que nos fazem perceber o quanto ainda é necessário aprender a respeitar as diferenças dos os alunos, pois muitos deles, mesmo em sala de ... -
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
(2007-10-29)O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades ... -
A inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RS
(2007-12-12)A presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ... -
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
(2007-11-24)A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a ...