Browsing Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos by Issue Date
Now showing items 21-40 of 42
-
Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pelo transtorno oposição e síndrome do pânico
(2007-10-17)Pretende-se com este artigo oferecer subsídios para a escola ampliar seus conhecimentos sobre a diferença dos seus alunos. Esta atitude faz-se necessária e urgente, devido à apresentação de diferentes comportamentos ... -
Educação de surdos e os espaços escolares
(2007-10-22)O presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
Problemas de linguagem: sua interferência na alfabetização
(2007-10-22)O presente trabalho analisa os distúrbios de linguagem e sua interferência na alfabetização. A pesquisa, de cunho bibliográfico, oferece reflexões em torno da criança e os problemas que esta enfrenta por ocasião de algum ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ... -
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
(2007-10-29)O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
O papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiais
(2007-11-23)Este artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ... -
Formação continuada de professores para a inclusão: cursos de capacitação e a prática docente
(2007-11-23)Esse artigo pretende refletir e analisar as representações que os professores têm sobre os cursos de capacitação e sua influência na prática docente e como o educador pode oportunizar através de uma educação de real qualidade ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ... -
Adaptações curriculares de pequeno porte: peça fundamental para atender os alunos incluídos e garantir o seu acesso e permanência na escola
(2007-11-23)Através deste artigo pretende-se focalizar as questões que abarcam as adaptações curriculares e suas implicações educacionais no sistema regular de ensino. A pesquisa foi realizada nas escolas do sistema municipal de ... -
Alteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RS
(2007-11-24)Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são ... -
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
(2007-11-24)A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a ... -
Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores ... -
O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
(2007-11-24)A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém ... -
A importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos ... -
A Educação Física e a surdez
(2007-12)Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o ... -
Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH
(2007-12-01)O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa ... -
O projeto político pedagógico e a inclusão de alunos surdos
(2007-12-01)O artigo apresenta algumas reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico de uma escola com classe especial para surdos. O trabalho analisa a proposta de educação apresentada para os alunos surdos incluídos em sua relação ...