xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-11 de 11
-
Gestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de caso
(2009-01-16)Este estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas ... -
Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
(2012-08-08)Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da ... -
As influências dos fatores distais e proximais no processo de inclusão escolar: um estudo de caso
(2007-12-01)Nas instituições escolares, o paradigma inclusivo propõe a inserção, a permanência e o sucesso do aluno com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, essas proposições estavam presentes apenas nos documentos legais ... -
Adultos retornam à escola: dificuldades e expectativas
(2011-10-31)A criação e a importância do PROEJA destinado ao público de jovens e adultos destaca-se aqueles que fazem parte da vida adulta média (30 a 50 anos) e as dificuldades encontradas por esses educandos ao retornarem ao processo ... -
O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
(2013-03-07)Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades ... -
Gestão educacional e educação inclusiva: o olhar da família
(2008-02-21)Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido ... -
Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas
(2007-11-09)Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A ... -
A concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RS
(2008-01-10)Quadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RS
(2009-07-07)Essa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, ... -
A valorização da participação familiar ouvinte na gestão escolar: a inserção do surdo
(2012-01-06)A escola para surdos tem sua construção histórica marcada por controvérsias e ambigüidades, sendo a educação de surdos hoje, um tema com repercussão na mídia mundial. A instituição escolar surda ganha destaque na medida ...