Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 92-111 of 289
-
Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família
(2007-11-05)O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. ... -
Escola Marista Santa Maria: uma experiência em gestão escolar
(2008-02-29)Este trabalho analisa uma experiência de redução dos índices de reprovação na Escola Marista Santa Marta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, da aplicação de uma proposta alternativa referenciada ... -
Escola pública: laicidade e gestão democrática
(2017-11-28)Este trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ... -
A escolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade: reflexões tecidas no cotidiano escolar
(2010-08-27)Esta monografia investiga quais são os desafios impostos à gestão educacional de uma escola pública, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade da escolarização para quatorze anos de duração, com ... -
Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013
(2018-02-28)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de ... -
Os estagiários e egressos da pedagogia e a gestão da prática pedagógica na educação infantil
(2009-12-15)Este trabalho procura investigar e analisar como os estagiários e os egressos da Pedagogia compreendem e efetivam em suas salas de aula a gestão da prática pedagógica em uma Instituição de Educação Infantil. A abordagem ... -
O estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogia
(2018-09-05)O Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE, está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa ... -
Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2013-08-13)Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em ... -
Estilos de aprendizagem de estudantes surdos na educação superior
(2021-02-09)Este estudo, vinculado ao Curso de Gestão Educacional, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, aborda a temática “Estilos de Aprendizagem de estudantes surdos na Educação Superior”. O qual teve como objetivo ... -
Experiência da implantação do plano de desenvolvimento da educação (PDE): no contexto de uma escola do interior do RS
(2011-03-02)O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em abril de 2007, pelo governo federal, pretende ser um instrumento de política pública indutor na elevação da qualidade na educação básica, por meio de uma articulação ... -
Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
(2019-09-24)O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação ... -
Filosofia para crianças e as suas contribuições para a construção de uma gestão democrática
(2009-03-16)Esta monografia objetiva investigar as contribuições da Filosofia para Crianças na construção de uma Gestão Democrática na Escola. A metodologia adotada é de caráter crítico reflexivo realizado a partir da análise minuciosa ... -
Formação continuada de professores em análise
(2008-02-25)Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
A formação de pedagogos e a gestão educacional: processos formativos em discussão
(2014-08-18)Esse estudo se vincula à linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central é formação do ... -
Formação de professores para o uso de tecnologias educacionais: uma análise do estado do conhecimento
(2021-12-17)Esta monografia é o resultado da conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). A pesquisa ... -
A formação do educador em artes visuais: um estudo de políticas públicas e gestão educacional e formação
(2008-03-03)Esta pesquisa de cunho qualitativo realizada no curso de Especialização em Gestão Educacional/CE/UFSM objetivou investigar a formação do professor de Artes Visuais, visando o conhecimento que o mesmo tem a respeito das ... -
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
(2010-04)O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a ... -
Gestão da educação do campo na racionalidade neoliberal
(2018-11-30)O presente estudo resulta de uma pesquisa que tem como objetivo analisar e problematizar a gestão da Educação do Campo na racionalidade neoliberal. Considerando tal objetivo, elenca-se como abordagem metodológica a pesquisa ...