Navegação Gestão Educacional por orientadores "Marquezan, Lorena Ines Peterini"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Gestão escolar dialógica e afetiva: o processo inclusivo a partir do olhar de duas professoras de educação infantil
(2013-03-27)Ressignificando minha experiência numa turma de Educação Infantil vivenciada a partir do ano de 2010 nas quais, crianças Autistas e Síndrome de Down, estiveram incluídas. A seguir veremos o olhar de uma professora relatando ... -
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
(2010-04)O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a ... -
A educação ambiental no contexto da gestão educacional: uma experiência vivida
(2014-12-02)O cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma das discussões e ações em maior destaque em nosso Planeta nos últimos tempos. Vive-se em tempos de inúmeros problemas ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida ... -
Avaliação na educação infantil: uma construção possível
(2008-01-18)Este estudo teve como objetivo verificar os diferentes pressupostos e critérios de Avaliação na Educação Infantil na escola envolvida, considerando a fase de desenvolvimento; como esta é articulada nos processos de Gestão ... -
A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire
(2004)Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. ... -
Contribuições da gestão escolar na qualidade da educação
(2013-08-20)O presente trabalho é fruto da pesquisa com a equipe diretiva da escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria RS, sobre os resultados no IDEB/2011, no qual obtiveram média superior nos anos iniciais, ... -
Currículo inovador: saberes e fazeres
(2019-08-08)A presente pesquisa “Currículo Inovador: Saberes e Fazeres” reflete acerca do movimento emergente, envolvendo inovações, mediações sócio culturais, sempre abertas e inacabadas, vivenciadas em uma escola brasileira. ... -
Sensibilizando os gestores escolares sobre a importância da educação sexual na educação infantil
(2013-08-20)A presente monografia irá abordar o papel dos gestores escolares a cerca do assunto relacionado segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como temas transversais: a sexualidade. Quando relacionada à infância, a ... -
Gestão democrática: um processo em construção
(2014-12-02)A Gestão Democrática: um processo em construção é uma experiência como Coordenadora Pedagógica numa Escola particular X, em São Luiz Gonzaga, RS. Acredita-se que a educação é um processo social onde todos os gestores ... -
As relações interpessoais como alternativa para a redução da evasão na EJA: um desafio ao professor gestor
(2011-03-02)A pesquisa tem como tema a importância das relações interpessoais no ambiente escolar, como uma alternativa relevante na busca da redução da evasão, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho é parte de uma ...