• Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita 

      Dias, Mariselda Leão (2005-03-18)
      O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ...
    • Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular 

      Dias, Nara Teresinha Pazinato (2005-03-23)
      Esta pesquisa estudou uma realidade escolar na intenção de investigar o processo de acessibilidade, visto que há no contexto diferenças individuais, diversidades culturais, sociais e individuais, com o objetivo de tornar ...
    • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita 

      Lara, Eleane Maria Teixeira de (2005-03)
      O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, propondo-se a análise de quais as causas dessas dificuldades e apontando as possíveis soluções para estes problemas. Este tema foi ...
    • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

      Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
      Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...
    • O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

      Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
    • Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem 

      Morais, Maria Eni Moreira de (2004-12-20)
      Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Reprovação escolar 

      Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
      A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
    • Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender 

      Santos, Márcia Cilene Medeiros dos (2005-03-16)
      No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ...