Navegação Educação Física Escolar por título
Itens para a visualização no momento 88-107 of 200
-
Especialização em Educação Física Escolar no CEFD/UFSM: tensionamentos entre teoria e prática
(2010)Este estudo está pautado na identificação das práticas pedagógicas do professor de Educação Física no cotidiano da escola a partir de sua Formação Continuada, considerando a relação com a produção do conhecimento do curso ... -
O esporte orientação na formação inicial de professores de Educação Física
(2018-12-14)Esta pesquisa tematiza o Esporte Orientação na formação inicial em Educação Física – Licenciatura. Trata-se de uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo e em que o praticante tem que passar por ... -
Os esportes coletivos e os saberes docentes como parte do trajeto profissional de professoras de Educação Física
(2010)Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como os esportes coletivos são vistos no trajeto de formação e atuação de professoras de educação física da cidade de Santa Maria. Além disso, pretendo problematizar os saberes ... -
Esportes de aventura e/ou radicais no contexto dos novos desenhos curriculares de Educação Física
(2006-08-28)Este estudo apresenta como questão central os Esportes de Aventura e/ou Radicais no contexto dos novos desenhos curriculares de Educação Física. Foram entrevistados 8 professores de Educação Física de 4 instituições de ... -
Esportes de aventura na escola: uma proposta para a educação física
(2021-12-17)O presente trabalho objetiva trazer materiais relacionados à Importância dos Esportes Corporais de Aventura dentro da escola e suas possibilidades de aplicação, como também atividades a serem aplicados dentro das aulas de ... -
Estado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantil
(2016-02-02)Este estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir ... -
Estratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007-01-10)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos ... -
Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Física
(2007-11-13)Neste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas ... -
Um estudo com professores de escolas públicas de Santa Maria sobre o conhecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
(2011)Esta pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Santa Maria-RS, onde foram utilizadas, além do referencial teórico, entrevistas a quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental com ... -
Evasão escolar nas aulas de Educação Física na cidade de Santa Maria/RS
(2019-11-22)Este estudo aborda a temática da Educação Física escolar e tem como objetivo verificar a situação da evasão nas aulas de Educação Física nas redes de ensino da cidade de Santa Maria/RS, visto que o tema é de grande ... -
As experiências formativas no curso de Licenciatura e Educação Física e suas repercussões nos estágios curriculares supervisionados
(2018-08-31)O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Busca-se, ... -
A ênfase dada à formação inicial do professor de Educação Física do CEFD/UFSM a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão do período de 2009
(2010-04-27)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a ênfase da formação inicial proposta pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e registrados no GAP no ano de 2009 pelo corpo docente do Centro de Educação ... -
A formação continuada de professores de Educação Física: o Blog/GEPEF/UFSM como forma de desenvolvimento e interlocução de saberes docentes
(2013)Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se ... -
Formação continuada no programa esporte e lazer da cidade - PELC
(2011-12-16)A proposta para esta pesquisa foi investigar o entendimento dos Coordenadores Geral e Pedagógico sobre o processo de Formação Continuada dos Agentes Sociais que atuaram no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC de ... -
Formação continuada para professores de educação física: análise da produção do conhecimento
(2017-08-15)Como objetivo do estudo buscou-se o entendimento de Formação Continuada em Educação Física. Metodologicamente, o estudo é desenvolvido por uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar informações e conceitos sobre ... -
Formação continuada – percepções e conflitos vivenciados por professores de Educação Física no contexto do governo estadual/RS gestão 2007-2010
(2010)Esta pesquisa focaliza a formação continuada, levando-se em consideração as percepções e os conflitos vivenciados por professores de Educação Física no contexto do Governo Estadual/RS de Yeda Crusius e as diretrizes ... -
Formação de professor de educação física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no Centro de Educação física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
(2006-08-28)Analisar a formação de professores de Educação Física permeada pelas TICs no CEFD/UFSM, a partir da análise teórica sobre conceitos e características das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e formação de ... -
A formação de professores de educação física: a avaliação das disciplinas teórico-práticas na licenciatura do CEFD/UFSM
(2013-02-28)Esta investigação objetivou analisar a forma como acontece o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A metodologia caracteriza-se pelo enfoque ... -
A formação do CEFD/UFSM e da FACDEF/UNT: um estudo comparativo sobre o predomínio dos conhecimentos
(2014-02-25)Este trabalho tem por intuito entender as relações da America do Sul, Argentina e Brasil, na formação em educação física entre duas universidades de diferentes países, e como a condição de países do capitalismo dependentes ... -
“A formação do professor de Educação Física: fragmentos de histórias de vida no contexto da escola”
(2006-10-30)O presente estudo focalizou uma pesquisa de fragmentos das trajetórias de vida de professores de Educação Física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, atuantes nas redes estaduais e particulares de Santa Maria. A ...