Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 25-44 of 640
-
A aprendizagem mediada pelo uso do software Geogebra
(2014-12-18)O artigo apresenta discussões acerca da construção de conhecimento matemático de Função Exponencial, mediado pelo software GeoGebra. O objetivo do trabalho foi verificar se, a partir do uso deste software, comparando com ... -
Aprimorando a leitura e a interpretação de textos com a elaboração de um áudio book
(2013)Este artigo relata um estudo realizado na disciplina de Literatura com a participação de quatro turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Alceu Wamosy, do município de Santana do Livramento. Este estudo teve ... -
O aproveitamento dos recursos midiáticos como apoio didático-pedagógico nas escolas e a capacitação dos profissionais de sala de aula
(2011)O mundo é hoje: informação, conhecimento e comunicação; porém, em se tratando de quem está nos bancos escolares, vale dizer que não se resolvem todas as questões de aprendizagem trocando cadernos por aparatos tecnológicos. ... -
Arte digital
(2014-12-19)As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) são métodos comunicativos surgidos com a chamada Revolução Informacional ou Terceira Revolução Industrial e desenvolvidos gradativamente desde a segunda metade da ... -
Arte e mídia: leituras e significações na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Minella da cidade de Farroupilha
(2011-12-10)A pesquisa busca analisar a interatividade e a multiplicidade em que arte/mídias se apresentam contemporaneamente, principalmente no cotidiano do aluno, visto que há uma ampla pluralidade de manifestações artísticas que ... -
Artemídia: comunicação audiovisual e a imagem em movimento
(2013-12-13)O presente artigo aborda o tema Artemídia: Comunicação Audiovisual e a Imagem em Movimento. Pensar a imagem, nos leva ao fazer e é nesse sentido que os alunos do 7º ano, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr: Alberto ... -
Atividade de pesquisa escolar mediada pela internet
(2011-11-30)Por meio deste artigo, investigou-se o potencial da internet no processo ensino-aprendizagem, na Escola Estadual Dr.Ibis Castilhos de Araújo Lopes, em Júlio de Castilhos / RS. Para isso, foi aplicado um questionário aos ... -
Atividade escolar de leitura e escrita mediadas pelo blog em uma turma de educação para jovens e adultos
(2011-09-30)Este artigo aborda sobre uma pesquisa relacionada à contribuição do blog como recurso tecnológico-educacional para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em uma turma de Educação para jovens e adultos (EJA) ... -
Atividade lúdica no computador como ferramenta de alfabetização e letramento
(2013)Este artigo trata do uso de atividades lúdicas no computador como ferramentas de alfabetização e letramento com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola de zona rural da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi ... -
Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
(2012)Este artigo relata o desenvolvimento de algumas atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria - RS. Os objetivos deste ... -
Atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento: jogos educacionais disponíveis na internet
(2011-01-20)Este artigo se destina, principalmente, aos professores de Anos Iniciais por apresentar uma prática pedagógica diferenciada para o processo de alfabetização e letramento por meio de atividades lúdicas com jogos educacionais ... -
Atividades matemáticas mediadas pela informática: jogos computadorizados e programas de exercício e prática
(2011-06-24)O presente artigo versa sobre o emprego da matemática mediada pela informática, enfatizando-se os softwares educacionais de exercícios e prática e aos jogos computadorizados. Tem como objetivo verificar se o ensino da ... -
Atuação do professor: um olhar reflexivo sobre o uso do computador e internet - o caso dos docentes da escola Geralcino Dornelles de Sobradinho/RS
(2011-12-02)A proposta desse estudo caminha no sentido de identificar em cada método de ensino utilizado em sala de aula, elementos que foram e continuam sendo importantes na construção do conhecimento. Partindo destas perspectivas, ... -
Atualização dos educadores infantis com relação ao uso das mídias em seu planejamento: um estudo em uma escola municipal de educação infantil - Cruz Alta/RS
(2011)Este artigo tem por objetivo a incorporação das tecnologias no dia-a-dia do professor, no momento do planejamento de suas aulas. Para isso, foi utilizada de uma pesquisa qualitativa para coleta de dados, através da aplicação ... -
Auxílio de uma web rádio na formação do jornalista: aperfeiçoameto da oralidade escrita e linguagem radiofônica
(2019-03-08)O presente artigo tem como objeto principal relatar a importância do laboratório de rádio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen-RS, na formação acadêmica dos alunos, bem ... -
Uma avaliação de utilização das mídias na educação no município de Panambi
(2017-10-27)Nas últimas décadas as tecnologias de informação e comunicação provocaram pro-fundas mudanças no contexto social, fortalecendo novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi compreender ... -
Avaliação de utilização de mídias e TICs nas escolas de ensino fundamental no município de Cruz Alta
(2017-10-21)O artigo apresenta um estudo sobre o funcionamento dos laboratórios de informática em escolas públicas estaduais. A informação como matéria-prima das tecnologias, é parte integrante da atividade humana e a maioria dos ... -
Avaliação do uso das tecnologias por estudantes da rede municipal no município de Crissiumal – RS
(2019-03-09)É cada vez maior a utilização das tecnologias em sala de aula. O computador, smartphone e a internet são ferramentas que podem ser utilizadas nas construções dos saberes e para que não se torne uma ferramenta de cópia, é ... -
Avaliação no uso de objetos de aprendizagem: um estudo com educandos do ensino fundamental
(2011)Essa pesquisa teve como objetivo investigar a utilização dos objetos de aprendizagem como um recurso digital na disciplina de matemática contribuindo para fomentar os processos de aprendizagem. Os educandos fizeram uso de ... -
Avaliando o impacto cognitivo do uso de um software educacional 3D no ensino de ciências com alunos do 8º ano do ensino fundamental
(2013-12-12)Este artigo visa investigar se a aprendizagem é potencializada pelo uso de um software educacional 3D nas aulas de ciências. Pois, de modo geral, os educadores se preocupam excessivamente com a utilização desses recursos ...