Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 51-70 of 856
-
Atendimento educacional especializado na educação superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
(2021-03-11)O presente estudo surgiu com a intenção de ampliar as reflexões acerca das ações da Educação Especial no contexto da Educação Superior. Considera-se que, desde o ano de 2007, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM vem ... -
A atividade orientadora de ensino como organizadora do trabalho docente em Matemática: a experiência do clube de matemática na formação de professores dos anos iniciais
(2013-07-01)O presente estudo objetiva investigar o processo de formação de professoras em um grupo que organiza de forma compartilhada atividades de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossos pressupostos ... -
Atividades de estudo de física hipermidiáticas: flexibilidade cognitiva, interatividade, interação e visualização
(2013-02-07)O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a contribuição da hipermídia educacional como mediação tecnológica para o desenvolvimento de atividades de estudo e, consequentemente, para a compreensão dos conhecimentos ... -
Atividades de estudo hipermidiática mediadas por ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre
(2010-02-19)Investigamos a integração hipermidiática das Tecnologias da Informação e da Comunicação livres nas atividades de estudo, mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre, mais especificamente pelo Moodle, em um ... -
Atoque – música – família: significados da educação musical em um projeto social
(2017-09-05)A presente dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve por objetivo compreender como famílias ... -
A atuação de educadores em movimentos sociais: uma possibilidade de construção de novas práticas político-participativas para a educação cidadã
(2002-03-15)Esta pesquisa surgiu de nossa inquietação em desvelar os conhecimentos construídos pelos profissionais da educação no âmbito da participação e da militância nos movimentos sociais, aqui representados pelo Movimento ... -
Atuação de políticas educacionais sobre o trabalho docente: estudo do PNAIC no contexto de Santa Maria (RS) entre 2012 e 2016.
(2019-07-30)Este estudo tem como objetivo investigar as repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no trabalho docente, no município de Santa Maria – RS, durante os anos de 2013 e 2016. De maneira mais ... -
Atuação do assistente social no Sistema Municipal de Educação: contribuições para ações socioeducacionais
(2019-07-30)Esta dissertação inscreve-se no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa 1, “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM – ... -
Atuação docente de professores de educação física de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
(2018-10-25)A pesquisa relatada neste texto foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores”, sediado no Núcleo de Estudos em Educação, ... -
Ausências, brechas e encontros: o professor tutor no estágio curricular supervisionado
(2013-04-24)Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo está inserido na Linha de Pesquisa “Formação docente, saberes e ... -
Autismo e educação musical: uma proposta de formação de professores
(2018-08-06)A literatura tem destacado a carência de conhecimento de educadores musicais acerca dos sinais de alerta para o autismo, o que é preocupante tendo em vista seu papel relevante enquanto docentes na educação infantil, etapa ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
(2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ... -
Auto(trans)formação permanente com professores(as) em contexto socioeducativo: educar(se) entre a coercitividade e a liberdade
(2017-10-06)A violência e a juventude são grandes temas de debate nacional. Diariamente é crescente os questionamentos frente ao papel das instituições educativas e dos profissionais que trabalham com a juventude, especialmente ... -
A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
(2016-07-04)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a ... -
Autogestão - dos movimentos sociais dos trabalhadores aos movimentos dos educadores um olhar sobre o Rio Grande do Sul
(2006-12-20)O presente trabalho cujo tema é Autogestão - dos Movimentos Sociais dos Trabalhadores aos Movimentos dos Educadores - um olhar sobre o Rio Grande do Sul , tem como objetivo geral estabelecer relações entre os movimentos ... -
A autonomia na concepção de gestão educacional democrática
(2010-04-16)A Gestão Educacional Democrática, que está sob a forma de princípio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de dezembro de 1996, e desde a Constituição Federal de 1988 vem sendo amplamente discutida nas esferas ... -
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque
(2015-02-25)Este estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas ... -
A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos
(2008-06-09)A presente dissertação, A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos , pretende focalizar as questões da avaliação no campo da educação de surdos. Nesse ... -
Avaliação da aprendizagem escolar realizada por professores de ensino médio
(2020-10-21)Os processos avaliativos estão presentes no nosso cotidiano, ou seja, em vários momentos ou situações em nossas vidas somos submetidos a alguma forma de avaliação. A avaliação da aprendizagem, por sua vez, é parte ... -
Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas
(2007-07-31)O presente estudo teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de parâmetros para práticas avaliativas que envolvam a promoção de inovação no cotidiano das Escolas de Educação Básica de Santa Maria/RS. Tendo em vista ...