Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 386-405 of 856
-
A formação e a atuação profissional de licenciados em música: um estudo na UFSM
(2004-04-23)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Educação e Artes do PPGE/UFSM. A investigação teve como objetivo investigar, sob a perspectiva de egressos dos cursos de Educação Artística Licenciatura Plena com habilitação em ... -
Formação inicial de pedagogos na modalidade EaD: ambiência, competências e práticas
(2013-07-10)A pesquisa proposta justificou-se por ser um estudo no âmbito da formação docente e discente na modalidade a distância, visando perceber os impactos que podem estar se refletindo na qualidade do trabalho acadêmico e na ... -
Formação inicial de professores com enfoque no sistema Blended Learning em ambiente virtual de aprendizagem
(2019-07-26)Esta Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional” - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
Formação inicial de professores e dispositivo grupal: compondo processos formativos
(2013-03-28)Esta dissertação inscreve-se na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência a experiência formativa do ... -
Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
(2019-07-11)A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de professores, objetiva ... -
Formação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusiva
(2006-07-31)Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com ... -
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS
(2009-08-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical ... -
Formação permanente de professores(as) da EJA: círculo de diálogos como práxis pedagógica humanizadora
(2014-03-27)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Configura-se como um estudo sobre ... -
A formação permanente no tempo-espaço da escola: “olhares” de gestoras coordenadoras pedagógicas
(2014-07-26)A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa I Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma ... -
Formação profissional para a atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo
(2015-08-31)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental cujos sinais indicativos são percebidos já nos primeiros anos da infância. Considerando o desenvolvimento como sensível de modo especial às primeiras ... -
Formações de professores e a arte de um fazer(se) em intervalos: imagens em movimento
(2010-04-09)Essa pesquisa pretendeu compreender as dimensões da palavra/narrativa e do olhar/imagem enquanto experiências que possam contribuir com a significação de si mesmo e de um fazer do professor em processo de formação inicial. ... -
Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda
(2008-06-13)O interesse voltou-se para observar como professores surdos e ouvintes estão narrando certas noções etimológicas que foram produzidas ao longo da história da educação de surdos, e como essas noções foram engendrando-se, ... -
Formas de organização de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Letras
(2008-06-19)Mediante esta investigação, procuramos contribuir com os estudos sobre as diferentes formas de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares (EC) em Cursos de Licenciatura, em particular dos EC realizados em Cursos ... -
Fricções em educação das artes visuais: uma experiência de escrita autobiográfica e construção docente
(2016-12-12)A escrita desta dissertação se materializou enquanto me construía em busca da experiência (LARROSA, 1994, 2003, 2014) com a docência em artes visuais. Imaginei-me casa, utilizando-me da metáfora trazida por Bachelard ... -
As funções docentes e o perfil institucional de professores das universidades privadas brasileiras: em busca de indicadores de qualidade
(2009-08-13)Este estudo é um desdobramento do Projeto Observatório da Educação RIES e inserese na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho ... -
“Futuro. Qual é o seu?” Um estudo sobre a relação ensino médio X PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS
(2007-03-09)Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, a partir da fala de professores do município de Santa ... -
Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
(2013-05-15)Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade ... -
Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
(2020-10-08)Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as ...