Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Terrazzan, Eduardo Adolfo"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
(2022-12-07)Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação ... -
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola
(2004-09-30)O trabalho A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola, desenvolveu-se junto ao GEPECIM - grupo de estudos e pesquisas em educação científica, tecnológica e ... -
Textos de divulgação científica no ensino de física moderna na escola média
(2002-03-12)Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas para a introdução de física moderna e contemporânea na Escola Média tendo como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores ... -
Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física
(2004-03-03)A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam ... -
Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
(2015-08-24)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas ... -
A participação de escolas da rede escolar pública municipal de Santa Maria (RS) no Sistema de Avaliação da Educação Básica
(2014-05-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto de ... -
Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura
(2010-03-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Projeto de Pesquisa Dilemas e Perspectivas para a Inovação ... -
Formas de organização de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Letras
(2008-06-19)Mediante esta investigação, procuramos contribuir com os estudos sobre as diferentes formas de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares (EC) em Cursos de Licenciatura, em particular dos EC realizados em Cursos ... -
O professor inserido em instituições de atendimento sócioeducativo a adolescentes em conflito com a lei: a mobilização dos saberes docentes
(2007-05-10)A presente investigação teve por objetivos caracterizar o repertório de saberes/conhecimentos manifestados ou declarados pelos professores do Centro de Atendimento Sócio-Educativo de Santa Maria/RS acerca da sua prática ... -
Formação continuada de professores e desenvolvimento institucional de escolas públicas: articulações, dificuldades e possibilidades
(2007-06-01)Compreender o desenvolvimento e o funcionamento dos Processos de Formação Continuada realizados em Escolas de Educação Básica (EEB) parece ser um investimento inadiável para que se possa avançar na melhoria da qualificação ... -
Práticas docentes com o uso de ambientes baseados em websites: uma possibilidade de ensino
(2004-05-14)Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. ... -
Caracterização da produção acadêmico-científica nacional sobre a temática transposição didática
(2020-11-10)Esta pesquisa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC. O trabalho tem como foco a presença da temática Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático na pesquisa acadêmico-científica. ... -
O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
(2022-12-15)Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao ... -
Desafios e perspectivas para o trabalho coletivo entre professores no âmbito do desenvolvimento da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
(2015-09-04)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como operam os condicionantes para a realização de ações referentes a trabalho coletivo durante as interações entre professores de SI e professores das demais disciplinas que ... -
Limites e possibilidades para a implementação de uma proposta de tutoria no desenvolvimento de estágio curricular em cursos de licenciatura
(2007-08-10)Esta investigação teve como objetivos contribuir com a construção de alternativas para o processo de organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de EC em Cursos de Licenciatura que estejam articulados à ... -
Avaliação da aprendizagem escolar realizada por professores de ensino médio
(2020-10-21)Os processos avaliativos estão presentes no nosso cotidiano, ou seja, em vários momentos ou situações em nossas vidas somos submetidos a alguma forma de avaliação. A avaliação da aprendizagem, por sua vez, é parte ... -
A formação continuada dos professores das escolas de educação básica da rede municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional e docente
(2014-06-02)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, teve como objetivo compreender os processos de constituição ... -
Desenvolvimento profissional de professores principiantes e os movimentos para a assunção da profissão docente
(2010-05-07)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mestrado em Educação - na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia
(2006-11-25)Compreender a complexidade em que a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular se encontra parece ser um investimento inadiável. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo sinalizar às Instituições de ...