Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 117-136 of 192
-
Narrativas de experiência na educação infantil em uma abordagem por projetos: a pesquisa como uma construção em processo
(2017-09-18)Nas Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos vislumbra-se a formação participativa e crítica das crianças, em uma concepção de infância ativa no ... -
Necessidades educacionais básicas da alfabetização em Braille
(2021-04-09)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da deficiência ... -
Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
(2023-12-20)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a ... -
Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas
(2017-06-30)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Organização do trabalho escolar no processo de implementação da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho: limites e possibilidades
(2021-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo estudar o processo de construção de propostas pedagógicas pelo coletivo de professores no âmbito da Reestruturação Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ... -
Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
(2023-12-18)Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa ... -
A organização do trabalho pedagógico: avaliações externas no bloco de alfabetização
(2019-10-17)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa nº 2 (LP 2), Gestão pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ... -
Organização e desenvolvimento da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores
(2019-09-27)Essa pesquisa teve como objetivo compreender a organização do trabalho da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores numa escola de educação básica da Rede Municipal de Ensino. A investigação ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul
(2019-08-26)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Para um currículo inclusivo: plataforma colaborativa integrada às redes de apoio à gestão educacional/escolar no município de Santa Maria/RS
(2023-11-21)A presente investigação faz parte do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
Parceria público-privada na educação infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS
(2023-01-23)Esta dissertação intitulada “PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATENDIMENTO À DEMANDA DE VAGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS”, foi desenvolvido na Linha de Pesquisa I - Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
A parceria público-privada no acesso à educação infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS: impasses e contradições
(2023-11-01)Esta dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática das parcerias ... -
Uma pedagogia das possibilidades: gestão colaborativa, práticas educativas e organização curricular
(2017-08-24)Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades referentes à gestão colaborativa na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no município de Jóia/RS, com vistas à ... -
Percurso universitário: saúde e adoecimento do estudante
(2018-12-21)Estudo vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa ... -
Percursos e desafios na atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-02-23)O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e ... -
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
(2022-03-04)This work is part of a master's research, linked to the MPS (Master of Professional Studies) in Public Policy and Educational Management at the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria in ... -
Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP) - RS
(2018-11-19)Esta pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional foi desenvolvida na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e se refere à Gestão da Educação Municipal ... -
Politicas educacionais e ensino médio: o Exame Nacional do Ensino Médio em xeque!
(2017-09-04)Esta dissertação situa-se no âmbito dos estudos acerca das políticas públicas educacionais para o Ensino Médio, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisaPolíticas ... -
A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Santa Maria: uma análise do auxílio à aquisição de material pedagógico
(2020-08-04)O presente trabalho do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta como temática a assistência estudantil ...