Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 164
-
Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
(2014-04-11)Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e ... -
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
(2015-03-31)A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a ... -
Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino
(2012-02-28)O conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades ... -
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
O aprendizado em química nuclear no Pronatec mediado pela teoria da atividade de Engeström
(2017-02-23)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Química Nuclear é uma dessas ... -
Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metodológicas para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a gravidez na adolescência
(2015-04-15)A sexualidade configura-se, na contemporaneidade, como uma temática urgente a ser trabalhada na escola, tendo em vista, por exemplo, questões como a desigualdade de gênero. No entanto, o que vem se fazendo no Ensino de ... -
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
Proposta de uma sequência didática sobre óleos essenciais para o ensino de química na modalidade EJA
(2021-05-05)O foco deste trabalho é construir uma sequência didática utilizando atividades experimentais, com o tema “óleos essenciais”, para verificação da aprendizagem dos conteúdos de Química por estudantes da modalidade EJA (Educação ... -
O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil
(2011-02-25)A exposição humana aos agrotóxicos se constitui em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O trabalhador rural e sua família estão expostos a diversas situações de risco à saúde ... -
O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
(2014-06-03)Investigamos o processo de escolha do Livro Didático (LD) de ciências, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), a partir de entrevistas. Após ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais
(2021-08-20)A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura ... -
Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
(2023-07-31)Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Inserção de tópicos de física partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no ensino médio
(2014-04-09)Apresentamos, neste trabalho, uma pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser ... -
Alimentos funcionais e seu potencial antioxidante: contextualizando a química na escola
(2019-02-18)O presente trabalho utilizou a temática “Alimentos Funcionais e seu Potencial Antioxidante” como tema gerador de conhecimentos químicos e científicos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Teve-se por ... -
O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
(2019-02-25)A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados ...