Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 131

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • "Arroio Cadena: cartão postal de Santa Maria?": possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática 

      Centa, Fernanda Gall (2015-07-06)
      Reorientações curriculares baseadas na Abordagem Temática Freireana (ATF) articulada ao enfoque Ciência- Tecnologia-Sociedade (CTS) são possibilidades, para que o currículo linear, propedêutico e fragmentado das escolas ...
    • Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre astronomia 

      Amaral, Denise de Souza (2015-07-10)
      A Astronomia, ciência mais antiga, além de ter caráter motivador e grande potencial educativo, também atua de forma integradora, sendo possível constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum ...
    • Implementação de unidades de ensino potencialmente significativas sobre física térmica para alunos do 2º ano do ensino médio 

      Faccin, Franciele (2015-08-05)
      A dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- ...
    • A aprendizagem da geometria analítica do ensino médio e suas representações semióticas no GrafEq 

      Halberstadt, Fabrício Fernando (2015-08-07)
      Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo estudar a compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica ...
    • Registros de representação semiótica mobilizados no estudo de sistemas lineares no Ensino Médio 

      Boemo, Marinela da Silveira (2015-08-21)
      Esta pesquisa objetivou investigar o estudo de sistemas lineares por meio da coordenação das representações semióticas no 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio de São Sepé/RS, durante o ano letivo de 2014. Para tanto, ...
    • Perímetro e área: uma engenharia didática utilizando o GeoGebra sob o olhar das representações semióticas 

      Assumpção, Paula Gabrieli Santos de (2015-08-24)
      Esta dissertação coloca como questão norteadora de pesquisa: Uma abordagem dinâmica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de geometria para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, relativa aos conceitos de ...
    • Sobre as ações do PIBID/matemática na constituição de saberes docentes de ex-bolsistas desse programa na Universidade Federal de Santa Maria 

      Reisdoerfer, Carmen (2015-08-25)
      Este trabalho teve por objetivo analisar, com base nas entrevistas com três ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da UFSM hoje professores da Educação ...
    • Análise de erros no ensino fundamental: uma transição do 5º para o 6º ano 

      Castanho, Simone Braga (2015-08-26)
      As avaliações, em larga escala, realizadas no Brasil têm revelado que as médias de proficiência em Matemática vêm se mantendo baixas, tanto nas provas nacionais como estaduais. A influência da formação do professor sobre ...
    • A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos 

      Rosa, Crístiam Wallao (2015-08-28)
      O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal ...
    • Construção de relações funcionais através do software Scratch 

      Ventorini, André Eduardo (2015-10-14)
      Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração ...
    • Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o GeoGebra como instrumento mediador 

      Jacques, Siméia Tussi (2015-11-25)
      Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ...
    • Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX 

      Souza, Adriano Torri (2015-11-30)
      O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes momentos históricos desde o início do século ...
    • Física e o futebol no ensino fundamental 

      Pauli, Andriele Maria (2015-12-03)
      O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do ...
    • Inclusão de alunos cegos nas classes regulares e o processo de ensino e aprendizagem de matemática 

      Splett, Elisa Seer (2015-12-11)
      No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, ...
    • Modelagem matemática e recursos tecnológicos: uma experiência em um curso de formação inicial de professores 

      Schütz, Caroline (2015-12-14)
      Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa de ensino e aprendizagem em um ambiente de Modelagem Matemática aliado à utilização de recursos tecnológicos, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2014, junto ...
    • As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC 

      Almeida, Janaína Xavier de (2015-12-21)
      Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ...
    • Professores dos anos iniciais do ensino fundamental em formação: um olhar a partir de discussões sobre o sistema de numeração decimal no contexto do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 

      Züge, Vanessa (2015-12-22)
      Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação ...
    • Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul 

      Salles, Eliciane Brüning de (2016-06-06)
      Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto ...
    • Enfoque ciência-tecnologia-sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados para o ensino de física 

      Silva, Josiane Marques da (2016-07-12)
      No ano de 2012 o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul passou por uma reforma curricular denominada de Ensino Médio Politécnico. Esta nova proposta para o Ensino Médio orienta que o currículo escolar seja organizado ...
    • Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em matemática no ensino e na aprendizagem de funções 

      Mossi, Shayene Vieira (2016-08-19)
      Este trabalho objetiva investigar a expansão discursiva dos registros de representação semiótica mobilizados por licenciandos em Matemática a partir de atividades envolvendo criptografia ao caracterizar funções afim, ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.