Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 59

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA? : POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA 

      Centa, Fernanda Gall (2015-07-06)
      Reorientações curriculares baseadas na Abordagem Temática Freireana (ATF) articulada ao enfoque Ciência- Tecnologia-Sociedade (CTS) são possibilidades, para que o currículo linear, propedêutico e fragmentado das escolas ...
    • ESTUDO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE AUSUBEL PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA 

      Amaral, Denise de Souza (2015-07-10)
      A Astronomia, ciência mais antiga, além de ter caráter motivador e grande potencial educativo, também atua de forma integradora, sendo possível constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum ...
    • IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE FÍSICA TÉRMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO 

      Faccin, Franciele (2015-08-05)
      A dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- ...
    • A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ 

      Halberstadt, Fabrício Fernando (2015-08-07)
      Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo estudar a compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do ...
    • OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NO ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO 

      Boemo, Marinela da Silveira (2015-08-21)
      Esta pesquisa objetivou investigar o estudo de sistemas lineares por meio da coordenação das representações semióticas no 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio de São Sepé/RS, durante o ano letivo de 2014. Para tanto, ...
    • PERÍMETRO E ÁREA: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA SOB O OLHAR DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS 

      Assumpção, Paula Gabrieli Santos de (2015-08-24)
      Esta dissertação coloca como questão norteadora de pesquisa: Uma abordagem dinâmica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de geometria para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, relativa aos conceitos de ...
    • SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES DE EX-BOLSISTAS DESSE PROGRAMA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 

      Reisdoerfer, Carmen (2015-08-25)
      Este trabalho teve por objetivo analisar, com base nas entrevistas com três ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da UFSM hoje professores da Educação ...
    • Análise de erros no 6º ano do ensino fundamental: uma transição do 5º para o 6º ano 

      Castanho, Simone Braga (2015-08-26)
      As avaliações, em larga escala, realizadas no Brasil têm revelado que as médias de proficiência em Matemática vêm se mantendo baixas, tanto nas provas nacionais como estaduais. A influência da formação do professor sobre ...
    • CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES FUNCIONAIS ATRAVÉS DO SOFTWARE SCRATCH 

      Ventorini, André Eduardo (2015-10-14)
      Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração ...
    • CONSTITUIÇÃO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS EM ALUNOS DE ANOS INICIAIS TENDO O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO MEDIADOR 

      Jacques, Siméia Tussi (2015-11-25)
      Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ...
    • FÍSICA E O FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL 

      Pauli, Andriele Maria (2015-12-03)
      O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do ...
    • INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS CLASSES REGULARES E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 

      Splett, Elisa Seer (2015-12-11)
      No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, ...
    • MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES 

      Schütz, Caroline (2015-12-14)
      Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa de ensino e aprendizagem em um ambiente de Modelagem Matemática aliado à utilização de recursos tecnológicos, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2014, junto ...
    • AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES AO ENSINAR QUADRILÁTEROS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TIC 

      Almeida, Janaína Xavier de (2015-12-21)
      Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ...
    • PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORMAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE DISCUSSÕES SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 

      Züge, Vanessa (2015-12-22)
      Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação ...
    • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE COORDENADORAS LOCAIS A PARTIR DE AÇÕES DO PNAIC EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL 

      Salles, Eliciane Brüning de (2016-06-06)
      Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto Nacional ...
    • ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA 

      Silva, Josiane Marques da (2016-07-12)
      No ano de 2012 o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul passou por uma reforma curricular denominada de Ensino Médio Politécnico. Esta nova proposta para o Ensino Médio orienta que o currículo escolar seja organizado ...
    • ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES 

      Mossi, Shayene Vieira (2016-08-19)
      Este trabalho objetiva investigar a expansão discursiva dos registros de representação semiótica mobilizados por licenciandos em Matemática a partir de atividades envolvendo criptografia ao caracterizar funções afim, ...
    • CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO ENVOLVENDO LUGARES GEOMÉTRICOS: UMA PROPOSTA DINÂMICA ALIADA A TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA 

      Lied, Roberta (2016-08-24)
      O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ...
    • Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros 

      Both, Mateus (2016-08-24)
      Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.