Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 7-26 of 115
-
Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
(2019-08-28)Hoje em dia a educação de surdxs desenvolve-se a partir da perspectiva visual/espacial, com objetivo de possibilitar o acesso aos conceitos/conteúdos na Língua Brasileira de Sinais, tendo como preocupação respeitar a ... -
Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em matemática no ensino e na aprendizagem de funções
(2016-08-19)Este trabalho objetiva investigar a expansão discursiva dos registros de representação semiótica mobilizados por licenciandos em Matemática a partir de atividades envolvendo criptografia ao caracterizar funções afim, ... -
Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
(2016-12-07)Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se ... -
Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do ensino fundamental
(2022-03-17)O conteúdo de razão e proporção que é ensinado ainda no Ensino Fundamental representa um dos tópicos com maior aplicação prática no cotidiano dos alunos, independentemente de sua profissão ou nível social. Nesse contexto, ... -
Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX
(2015-11-30)O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes momentos históricos desde o início do século ... -
Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal
(2022-10-04)Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que estão presentes na natureza, como por ... -
Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial do professor de matemática: um experimento
(2019-12-17)A presente pesquisa tem por problemática investigar quais são as potencialidades de aprendizados de um grupo, composto por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A aprendizagem da geometria analítica do ensino médio e suas representações semióticas no GrafEq
(2015-08-07)Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo estudar a compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica ... -
Aprendizagem do conceito função afim por estudantes do Ensino Médio: possibilidades da organização do ensino
(2023-11-14)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como problema: no que se refere à organização do ensino de ... -
Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdos
(2019-12-12)Nesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua ... -
"Arroio Cadena: cartão postal de Santa Maria?": possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática
(2015-07-06)Reorientações curriculares baseadas na Abordagem Temática Freireana (ATF) articulada ao enfoque Ciência- Tecnologia-Sociedade (CTS) são possibilidades, para que o currículo linear, propedêutico e fragmentado das escolas ... -
Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
(2019-08-21)Diferentes pesquisas sinalizam problemas presentes no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apontam para a necessidade de ações na formação dos educadores. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou ... -
O aspecto lúdico presente nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul
(2016-08-31)Em 2009, através do Projeto de Extensão “Matemágica na Sala de Aula”, foi possível ter contato com vários professores já licenciados em Matemática que buscavam para as suas aulas um viés lúdico. Após vários anos de dedicação ... -
Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais
(2021-09-08)Este trabalho apresenta uma investigação na forma de pesquisa qualitativa e exploratória que teve como objeto de estudo o Conjunto dos Números Racionais e suas diferentes personalidades. Por possuir diferentes interpretações, ... -
Atividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimento
(2020-12-17)Esta pesquisa foi desenvolvida através de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, que é integrado pelo Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. Para a realização do trabalho, houve uma intervenção na Escola ... -
Avaliação da aprendizagem: análise de concepções de futuros professores de Matemática na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
(2019-12-17)Considerando que o tema Avaliação da Aprendizagem Significativa é pouco explorado no processo de formação docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) propôs-se a investigar ... -
Avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática em aplicativo de revisão espaçada de conceitos de física para o ensino médio
(2022-12-16)É constante o crescimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas pessoas, seja para uso profissional, lazer, estudo, assim como para diversas outras finalidades. Neste contexto, os dispositivos ... -
Avanços e obstáculos na integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino médio remoto e híbrido de física
(2023-09-22)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ampliando sua presença nos processos de ensino e aprendizagem nos diversos contextos e modalidades da educação, assim como, transformando o espaço da sala de aula e o ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
Álgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RS
(2022-09-22)Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando ...