Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 11-30 of 42
-
Ensino de História a partir de questões do Enem: avaliação e interculturalidade
(2020-04-06)O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído como política pública de ingresso ao ensino superior a partir de 2009, assim como os tradicionais vestibulares, acabam condicionando o ensino de História das redes ... -
Ensino de história local: uma história didática de Santa Maria e região
(2016-09-08)Esse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da discussão, um livro didático sobre a ... -
O ensino de História nas séries finais do ensino fundamental: história local e memória
(2021-11-04)O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de um produto, que neste caso é um material paradidático, para ser aplicado em sala de aula com os alunos e também venha a ser ofertado a outros docentes que tenham ... -
O ensino de história para apenados(as) em Santa Maria: a construção de vivências históricas de apenados(as) nos presídios em Santa Maria e suas vivências históricas
(2016-03-31)O expediente do aprisionamento e do encarceramento sempre foi utilizado pelo Homem. Desde os grilhões e gaiolas dos povos primitivos, passando pelo Touro de Bronze dos gregos, em que confinavam o condenado em uma espécie ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
(2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ... -
Ensino remoto de História em tempos de pandemia Covid-19: um estudo de caso
(2022-10-11)No ano de 2020 ocorre o surgimento da pandemia por COVID-19, causando a paralisação de diversos setores da sociedade, inclusive da educação. Houve a exigência de distanciamento social e, com isso, a educação precisou ser ... -
Entre Marias e Joões, muitas representações: o ensino de história e a construção das masculinidades e feminilidades nas revistas femininas nas décadas de 1940, 1950 e 1960
(2021-09-27)inscritas em nossa cultura e nos produtos que ela cria. Neste trabalho, serão analisadas as representações femininas e masculinas, ao longo das décadas de 1940, 1950 e 1960. Para isso, partiremos do material veiculado nas ... -
A experiência socialista soviética no ensino de história
(2018-12-13)A pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem aos PCNs e se podem atender a atual ... -
A formação docente continuada para datas comemorativas
(2018-12-21)O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ... -
Games na sala de aula: formação discente e docente
(2018-12-21)A presente pesquisa teve como principal objetivo mostrar que há a possibilidade de trabalhar novas formas de ensino, principalmente com poucos recursos. Temos uma sociedade bastante tecnológica, já plenamente adaptada às ... -
Gamificação no espaço escolar: o lúdico e o ensino de história no município de Três de Maio - RS
(2021-06-23)O presente artigo é o resultado de uma pesquisa-ação, com base nos pressupostos da pesquisa bibliográfica., documental e pesquisa aplicada, que teve como tema a gamificação, tendo sido realizada entre os anos de 2020 e ... -
A história da alimentação como ferramenta de ensino de história
(2018-12-10)O presente estudo propõe o desenvolvimento de possibilidades de ensino através da História da Alimentação como proposta de aprendizagem histórica. A intenção de trabalhar essa temática reside no propósito de ser significativa ... -
História da morte no século XIV: uma proposta para os ensinos de história e de idade média por meio de oficinas pedagógicas
(2021-01-25)O presente trabalho entrelaça reflexões acerca da história da morte, do morrer na Idade Média, da necessidade de abordar sobre o assunto no ambiente escolar e da atual pandemia de Covid-19. Parte-se do pressuposto que, ... -
A história de Arroio dos Ratos/RS no contexto da mineração: fundamental I
(2024-03-27)O presente trabalho “A História de Arroio dos Ratos no Contexto da Mineração: Fundamental I”, surge da necessidade de produzir um material que pudesse auxiliar os professores em sala de aula, buscando disponibilizar ... -
Homens e imagens no Ocidente Medieval: uma proposta de material didático para o ensino de História Medieval na educação básica
(2022-09-16)Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de um material didático e uma metodologia de ensino para a História Medieval na Educação Básica. Trata-se de uma atividade que visa o aprofundamento do conhecimento ... -
A imagem da mulher “gaúcha”: desconstruindo o silêncio no universo escolar
(2021-02-04)Acreditamos na educação como ferramenta capaz de operar mudanças cognitivas e intelectuais, transformando a postura das pessoas e das relações sociais, produzindo um mundo mais justo e igualitário. Mas ao observar o dia a ... -
Jogo analógico para o ensino de história agrária em uma escola do campo
(2016-08-26)São frequentes as críticas ao ensino tradicional de História, baseado somente na memorização de fatos e personagens, percebendo o movimento histórico de de forma linear e estática. Dessa forma, faz-se necessário pensar ... -
Metodologias ativas no ensino de história: aprendendo e ensinando a partir da pesquisa
(2021-11-05)O presente material tem por finalidade compartilhar proposta metodológica, voltada ao ensino de História, fruto de experiência realizada previamente junto a uma escola da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul, região ... -
Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS
(2019-01-15)Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, ... -
As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil
(2018-12-12)Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado ...